Metodologia de Pesquisa Científica
Por: arntavares • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
ARNON TAVARES
METOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
SÃO GONÇALO
18/05/2015
ARNON TAVARES
METOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Palestra apresentada pelo professor Sr. Luiz Carlos Schmitz, Graduado em Licenciatura em Ciências Hab. Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e mestre em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo, através da professora Lauriani Albertini, com o objetivo de apresentação de relatório sobre o assunto em questão e conclusão de verificação de trabalhos (VT), referente à disciplina Técnicas de Estudo e Pesquisa.
SÃO GONÇALO
18/05/2015
Inicialmente foi perguntado: qual é a base para que se inicie um método científico? Poderá ser através de dados, de pessoas, de tabelas, de pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo, que originalmente chamados de pesquisas quantitativas e qualitativas.
Para trabalhos inéditos será necessário que tenhamos uma referência anterior, pois para tal temos que perguntar a outras pessoas. Os trabalhos possuem vários construtores, uma vez que a ciência hoje está muito mais interligada do que há 10 anos atrás. Não existem mais cientistas trabalhando sozinhos e nem em um único laboratório, há vários espalhados pelo país ou outros paises.
Por isso é fundamental, nas academias, termos as REFERÊNCIAS.
Não se escreve nada nos trabalhos científicos sem as referências. Por exemplo: segundo o autor tal...os corpos caem por que...
Das referências nos estabelecemos os MODELOS TEÓRICOS, onde contribuímos para o enriquecimento de um modelo. As teorias estão sempre em movimento.
Foram utilizadas as cores como exemplo no Modelo Teórico. O que tem nas tintas para que elas tenham as cores? Pigmento? Moléculas? Na verdade são os Cromófogos, que são pontos dentro dos pigmentos das moléculas, que popularmente são conhecidos pelos químicos como “antena”. Elas sintonizam com a luz, por isso é um modelo.
Hoje, o parque tecnológico utiliza esse modelo e tira proveito dele. As máquinas impressoras, por exemplo, utilizam esse modelo.
Foi mencionado sobre um teste feito através do disco de Newton, que ao tirarmos e colocarmos peças com cores diferentes e automaticamente girarmos o disco, qual será a evidência que teremos? A cor que nós vemos é o complementar da outra que está faltando, ou seja, um contraste.
Contudo, observamos que se seguirmos esses modelos teóricos, estaremos ligando tudo na “antena” ou nos Cromófogos. O Cromófogo em especial está seguindo esse modelo.
Diante desse fatos, teremos uma base no que diz respeiro à Modelo Teórico.
Outro exemplo é o Monocromismo e o Policromismo.
O Monocromismo é a radiação produzida por apenas uma cor . O termo em questão não é empregado para o preto ou o branco. É uma harmonia conseguida por apenas uma cor e seus tons diferentes. Monocromismo é o contrário de Policromismo. No Monocromismo, existe a escala monocromática, onde uma cor tem diferentes tons de radiação, como: a cor verde que se pode fazer nesta escala a cor verde-claro, verde-escuro, e assim por diante.
...