Neoclassicismo
Ensaios: Neoclassicismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wcvj • 14/9/2013 • 4.002 Palavras (17 Páginas) • 619 Visualizações
Índice
• 1 INTRODUÇÃO
• 1.1 Contexto histórico
• 1.2 Antecedentes - Pombalino
• 2 Arquitetura
o 2.1 Porto
o 3.2 Braga
o 3.3 Lisboa
• 4 Escultura
o 4.1 Condicionantes
o 4.2 Características e principais artistas
• 5 Pintura
o 6 Características e principais artistas
o 6.1 Vieira Portuense
o 6.2 Domingos António Sequeira
• 7 Artes decorativas
o 8 Talha
o 8.1 Azulejo
o 9 Conclusão
CONTEXTO HISTÓRICO
EMBARQUE PARA O BRASIL DE D. JOÃO VI.
DEVIDO AO FATO DE SURGIR NUMA ÉPOCA MUITO CONTURBADA, O NEOCLASSICISMO EM PORTUGAL DESENVOLVE-SE DE MODO MUITO PRÓPRIO, DEBATENDO-SE COM PROBLEMAS DE ORDEM ARTÍSTICA E ECONÓMICA, IMPONDO UMA PERIODIZAÇÃO DIFERENTE DO RESTO DA EUROPA. ASSISTE-SE MUITO CEDO AO DESENVOLVIMENTO DE UMA ARQUITETURA PRÉ-CLÁSSICA, QUE PERMANECE DURANTE TODO O FINAL DO SÉCULO XVIII. NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO, UM POUCO MAIS TARDE QUE NO RESTO DA EUROPA, SURGE, PRINCIPALMENTE EM LISBOA E PORTO, O NEOCLASSICISMO, PARA, NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, SE ASSISTIR A UMA QUASE PARAGEM DOS PROGRAMAS ARTÍSTICOS. ESTE FATO DEVE-SE À GRANDE INSTABILIDADE PROVOCADA POR UMA SUCESSÃO DE ACONTECIMENTOS AVASSALADORES PARA O PAÍS, NOMEADAMENTE A FUGA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL EM 1807 (FATO DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA OS DOIS PAÍSES), INVASÕES FRANCESAS, POSTERIOR/CONSEQUENTE DOMÍNIO INGLÊS, REVOLUÇÃO LIBERAL EM 1820, REGRESSO DA FAMÍLIA REAL EM 1821, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E A PERDA DO COMÉRCIO COLONIAL EM 1822. POUCO DEPOIS OCORRE A CONTRA REVOLUÇÃO ABSOLUTISTA, ORIGINANDO AS GUERRAS LIBERAIS, O QUE MANTÉM A INSTABILIDADE ATÉ 1834, PERMITINDO O NORMAL DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO E ECONÓMICO APENAS QUASE A MEIO DO SÉCULO. EM FACE DO EXPOSTO NÃO É DE ADMIRAR QUE O ESTILO PERMANEÇA, A PAR DO ROMANTISMO, ATÉ AO INÍCIO DO SÉCULO XX.
ANTECEDENTES - POMBALINO
ENQUANTO A EUROPA ASSISTE AO SURGIMENTO DO GOSTO NEOCLÁSSICO, DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII, PORTUGAL TENTA RECUPERAR DO CATASTRÓFICO TERRAMOTO DE 1755, DURANTE O REINADO DE D. JOSÉ , CRIANDO A ARQUITETURA POMBALINA, O QUE CONDICIONA, LOGO À PARTIDA, O NORMAL DESENVOLVIMENTO DO NEOCLASSICISMO EM PORTUGAL.
A ARQUITETURA POMBALINA É UM SISTEMA DE CONSTRUÇÃO PRÉ-FABRICADO ANTI-SÍSMICO, O PRIMEIRO UTILIZADO EM GRANDE ESCALA, QUE SERVE PARA RECONSTRUIR A ARRASADA CIDADE DE LISBOA. MUITO MODERNO PARA A ÉPOCA, SEGUE A ARQUITETURA ROCOCÓ, RETIRANDO TODA A DECORAÇÃO, E IMPONDO UMA SOBRIEDADE CLARAMENTE DE INFLUÊNCIA CLÁSSICA. ENQUANTO NA EUROPA OS EDIFÍCIOS PERDEM GRADUALMENTE DECORAÇÃO, ATÉ SE COMEÇAR A IMPOR OS MODELOS CLÁSSICOS, EM PORTUGAL DESENVOLVE-SE UMA ARQUITETURA ELEGANTEMENTE SÓBRIA, AINDA SEM ORDENS ARQUITETÓNICAS CLÁSSICAS, MAS JÁ COM UMA RACIONALIDADE PRÉ-CLÁSSICA, SUBMETENDO TUDO À FUNCIONALIDADE, FAZENDO UM CORTE REAL COM A FORTÍSSIMA TRADIÇÃO DO BARROCO E MESMO DO ROCOCÓ. O EDIFÍCIO É DE TAL MODO SIMPLES E MODERNO, PARA A ÉPOCA, QUE NA VERDADE NÃO FOI VERDADEIRAMENTE SENTIDA A NECESSIDADE DE IMPOR UM AUTÊNTICO NEOCLASSICISMO COMO NO NORTE DA EUROPA. O PRINCIPAL EXEMPLO TALVEZ SEJA A IGREJA DOS MÁRTIRES, EM PLENO CENTRO DE LISBOA, AINDA COM DECORAÇÃO ROCOCÓ NAS PORTAS E JANELAS, MAS COM UM ESQUEMA CLÁSSICO VISÍVEL NAS PILASTRAS E FRONTÃO TRIANGULAR QUE DOMINAM OS TRÊS CORPOS SIMULADOS. INFELIZMENTE A HISTORIOGRAFIA DA ARTE NUNCA DEU GRANDE IMPORTÂNCIA A ESTE FATO, REDUZINDO-O A UMA VARIANTE DO GOSTO DOMINANTE, NEM PERCEBEU A IMPORTÂNCIA DESTA ARQUITETURA, PORQUE SE LIMITA A QUERER VER ROCOCÓ FRANCÊS OU NEOCLASSICISMO DE INFLUÊNCIA GREGA E ROMANA, NUM PROGRAMA CONSTRUTIVO DE GRANDE ESCALA, RENOVADOR E DEMASIADO MODERNO PARA O SEU TEMPO, QUE ULTRAPASSA A SUA ÉPOCA. POR ISSO ESTA APROXIMAÇÃO ENTRE POMBALINO E NEOCLASSICISMO SERÁ, NO MÍNIMO, POLÊMICA E, CERTAMENTE, MUITO CONTESTADA NOS MEIOS ACADÊMICOS DEMASIADO OCUPADOS A DESVALORIZAR A CRIATIVIDADE NACIONAL PARA PERCEBEREM O QUE É EVIDENTE. É, SEM DÚVIDA, UM RESULTADO DO ILUMINISMO, PORQUE ELIMINA TUDO O QUE É SUPÉRFLUO SUBMETENDO A CONSTRUÇÃO À RAZÃO, MAS TAMBÉM CONSEQUÊNCIA DA NECESSIDADE RENOVADORA VIVIDA NO CONTINENTE EUROPEU. POSTERIORMENTE, COM A RECONSTRUÇÃO DA CIDADE JÁ MUITO AVANÇADA, ENTRA O NEOCLASSICISMO POR DUAS VIAS DISTINTAS – LISBOA E PORTO.
ARQUITETURA
CONSIDERA-SE QUE EM TERMOS INTERNACIONAIS O NEOCLASSICISMO SURGE ENTRE 1750 E 1760, ENQUANTO EM PORTUGAL, PELAS RAZÕES APRESENTADAS EM CIMA, SE COMEÇA A DESENVOLVER DURANTE A DÉCADA DE 1770, COM A CONSTRUÇÃO DO PICADEIRO REAL (ATUAL MUSEU NACIONAL DOS COCHES), EM LISBOA, E HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO NO PORTO.
FATO BASTANTE CURIOSO É A CLARA DIFERENÇA ENTRE AS DUAS CIDADES. LISBOA RECEBE INFLUÊNCIAS ITALIANAS DEVIDO AO GOSTO DOMINANTE NA CORTE, ENQUANTO QUE A CIDADE DO PORTO, EM RESULTADO DA IMPORTANTE COMUNIDADE BRITÂNICA PRESENTE NA CIDADE, DESENVOLVE EDIFÍCIOS DE FORTE INFLUÊNCIA INGLESA, POR VEZES QUASE NEOPALLADIANOS COMO O HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO. NO ENTANTO, O FORTE CARÁCTER FUNCIONAL É UMA DAS CARACTERÍSTICAS COMUNS ENTRE OS DOIS PÓLOS. POSTERIORMENTE, DEVIDO AO FATO DE OS ESTUDANTES DE ARTE CONCLUÍREM OS ESTUDOS EM ROMA, O NORTE CONVERTE-SE AO CLASSICISMO ROMANO EM DETRIMENTO DO PALLADIANISMO.
EM SUMA, PODE CONSIDERAR-SE QUE O EDIFÍCIO NEOCLÁSSICO PORTUGUÊS É SIMPLES, MUITO FUNCIONAL, SUBMETENDO TUDO AO CARÁCTER UTILITÁRIO, SIMÉTRICO, É CONSTITUÍDO NORMALMENTE POR TRÊS CORPOS SENDO O CENTRAL SUGERIDO OU POUCO AVANÇADO, ORNAMENTADO COM PILASTRAS, POUCAS COLUNAS, VARANDAS OU VARANDINS, ARCADA NO PISO TÉRREO FUNCIONANDO COMO EM BASAMENTO, APARELHO (RUSTICADO OU NÃO), BALAÚSTRES, COM POUCA OU NENHUMA DECORAÇÃO ESCULTÓRICA, SENDO ESTA ESSENCIALMENTE ARQUITETÓNICA (TALVEZ CONSEQUÊNCIA DOS TEMPOS DIFÍCEIS, MAS TAMBÉM, SEM DÚVIDA, COMO REFLEXO DA MUITO PRÁTICA SIMPLICIDADE POMBALINA). NO ENTANTO ESTA AFIRMAÇÃO É DEMASIADO REDUTORA PORQUE AO ESTUDAR OS EDIFÍCIOS INDIVIDUALMENTE NOS A PERCEBEMOS DE UMA GRANDE DIVERSIDADE DE SOLUÇÕES. OS EXEMPLOS SÃO NUMEROSOS VARIANDO ENTRE EDIFÍCIOS MAIS SIMPLES MAS MUITO MARCANTES, COMO A FEITORIA INGLESA
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