O COMPLEXO EDUCACIONAL DOCE INFÂNCIA
Por: Um pouco de: Quase tudo • 3/2/2018 • Projeto de pesquisa • 2.456 Palavras (10 Páginas) • 229 Visualizações
COMPLEXO EDUCACIONAL DOCE INFÂNCIA
ALUÍSIO VIEIRA DE SOUSA JÚNIOR
ANA BEATRIZ ALMEIDA DE SOUSA
DANILO DAMASCENO GONSALVES
ECIVAN PEREIRA DE SOUSA
EMILLY CIRQUEIRA DIÓGENES ROCHA
GUILHERME AUGUSTO ALENCAR MENDES
IGOR BRITO DELFINO
ÍTALO JOSÉ DOS SANTOS SILVA
JOÃO VICTOR BARROS PIMENTEL
KARINA E SILVA GAZOLA
LUÍS FERNANDO DA PURIFICAÇÃO SANTOS
MARESSA JEMYMA MANARY FERREIRA
MARIELE SOUSA MEIRELES
MARYANA DOS SANTOS SILVA
RIANE MARTINELLI TOZI
SARA DE AMORIM SOUSA
[pic 1]
BALSAS - MA
SETEMBRO/2017
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 2
2 – OBJETIVOS 3
2.1 Objetivo geral 3
2.2 Objetivo específico 3
3 – JUSTIFICATIVA 4
4 – REVISÃO TEÓRICA 5
5 – METODOLOGIA 8
6 – CRONOGRAMA 9
7 – BIBLIOGRAFIA 10
1 – INTRODUÇÃO
Consoante ao dicionário Aurélio, ambiente hospitalar é o “Estabelecimento próprio que se destina ao tratamento e à internação de pessoas doentes ou feridas”. Além de ser o local que é procurado quando se tem alguma dúvida impetuosa sobre a saúde de um indivíduo. Local este que tem a estrutura própria para atender as necessidades de quem o procura; seja com exames, seja com cirurgias (no caso dos grandes centros) ou até mesmo quando simplesmente se quer mais informações sobre alguma possível anomalia.
Partindo desse ponto de vista que o presente tema foi escolhido, já que se tem a possibilidade de mostrar o funcionamento de um pequeno ambiente hospitalar (uma espécie de postinho), que contará com equipes para informar, tirar dúvidas e demonstrar procedimentos básicos como: tipagem sanguínea, teste de hepatite, teste glicêmico, aferição de pressão, dicas de nutrição e de como se proteger em relações sexuais; ações simples, porém de suma importância para a obtenção de uma nova mentalidade. Pois o presente trabalho tem por finalidade mostrar aos ouvintes a importância de se cuidar e tratar de eventuais males que forem descobertos; já no estágio inicial da doença.
Já que além de medidas profiláticas, as pessoas serão orientadas para saberem como, onde e porque a obtenção de um tratamento especializado é importante. Outro ponto forte da escolha do tema foi a possibilidade de não só falar, o que pode causar monotonia a quem assiste, mas sim falar e mostrar, porque as pessoas se sentem mais atraídas e aprendem melhor quando se demonstra a utilização prática daquilo que elas estão aprendendo.
Todo o projeto foi organizado com base em pesquisas sobre as áreas que serão tratadas dentro da mini Unidade Básica de Saúde (UBS). E explicar alguns procedimentos, ou seja, passar conhecimento de forma clara e objetiva, usando-se de meios visuais para melhor entendimento sobre o tema.
2 – OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Demostrar a realização de exames práticos e rápidos, porém essenciais para a manutenção de uma boa saúde. Além de alertar sobre fatores de risco associados à hipertensão, hepatite, obesidade, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e algumas doenças e curiosidades sobre o sangue. Pois, desse modo os espectadores estarão cientes de que é imprescindível tomar medidas profiláticas e prezar por sua saúde.
2.2 Objetivo específico
- Promover gratuitamente dicas de uma alimentação saudável e eficiente;
- Auxiliar na descoberta dos tipos sanguíneos pela realização da tipagem;
- Aferir pressão;
- Realizar testes rápidos de hepatite;
- Medir a taxa de glicose no sangue;
- Aconselhar sobre a relevância de um sexo seguro;
- Promover a curiosidade individual e coletiva sobre o ambiente hospitalar e a importância de tratar as doenças em seu estágio inicial;
- Encorajar a doação de sangue, pois tal processo ajuda a salvar vidas;
- Mostrar a importância de conhecer previamente o seu tipo sanguíneo;
- Cuidar da alimentação para evitar oscilações na pressão, e doenças como obesidade e diabete.
3 – JUSTIFICATIVA
O Ambiente hospitalar é um local de indescritível importância na sociedade, pois apresenta profissionais capacitados a realizar exames, tratamentos e tirar dúvidas dos pacientes. Procurando assim cuidar do bem-estar e encontrar meios de “curar”, ou aliviar o sofrimento do mesmo. A principal proposta deste projeto é apresentar informações sobre o quão importante é prezar e prevenir por uma boa saúde. Sendo assim, serão avaliados elementos como: o valor de uma boa alimentação acompanhada de exercícios diários; a importância de um sexo seguro; além de testes rápidos de hepatite, diabetes e tipagem sanguínea. Dicas e testes essenciais que buscam identificar e alertar sobre possíveis doenças, para que assim o indivíduo possa estar ciente de uma possível anomalia e procurar os profissionais da área o quanto antes. Dessa forma, procura-se ensinar, de forma clara e eficiente os pilares de uma vida mais saudável.
O projeto tem uma nobre relevância e uma grande contribuição social; pois o tema partiu do interesse e da necessidade de priorizar ações que visem a doação sanguínea, já que muitos hospitais apresentam uma grande carência de bolsas de sangue, o que acarreta uma perda significativa de vidas. Além de mostrar a importância de fazer check-ups mensais, para descobrir doenças em seu estágio inicial e assim garantir uma melhor qualidade de vida.
Como é sabido, é de suma importância que o ambiente hospitalar apresente profissionais capacitados e que amem o que fazem, além de salas limpas, materiais esterilizados e todos os equipamentos necessários para realização de exames, tratamentos e cirurgias. Analogamente, o presente tema aprimora e serve de base para alguns estudantes que apresentam o interesse acadêmico de cursar faculdades na área da saúde; e para isso e por causa disso o ambiente de realização do trabalho seguirá o mesmo modelo de uma UBS (Unidade Básica de Saúde).
...