O Capital Humano na Indústria Gráfica
Por: ze_roque • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 5.448 Palavras (22 Páginas) • 132 Visualizações
ESCOLA SENAI “THEOBALDO DE NIGRIS”
CURSO TÉCNICO GRÁFICO DE PRÉ-IMPRESSÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
José Roque da Costa Filho
Thiago Benjamin Duarte
O CAPITAL HUMANO NA INDÚSTRIA GRÁFICA
Trabalho apresentado como exigência para obtenção do certificado de conclusão do curso Técnico Gráfico de Pré Impressão.
Orientadores: Prof. Júlio Peres e Prof. Olesio Junho
São Paulo Junho de 2008
Aos nossos familiares e mestres pela compreensão de nossos esforços para produzir este material.
AGRADECIMENTOS
Aos nossos professores e coordenadores, que durante toda a jornada de estudos deste curso nos prepararam para esta realização.
Aos profissionais que nos prestaram seus depoimentos em entrevistas sobre este tema: Sandra Rosalen – Consultora Senior da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Pe. Ailton Santos – Diretor da Editora Salesiana, Augusta Santos – Gerente de Desenvolvimento Humano da Gráfica e Editora Vida & Consciência, Aislan Baer – Diretor Executivo da ProjetoPack - Consultoria em Impressão de Embalagens e Gestão Gráfica, Manoel Bononato – Coordenador de Estágios do SENAI “Theobaldo De Nigris”. Suas contribuições foram fundamentais para preencher este trabalho de experiências práticas no dia a dia da indústria gráfica.
Ao Márcio A. M. Barbosa, Bibliotecário da Biblioteca SENAI “Joseph Brunner”, pelo auxílio especial em nossas rotineiras consultas a este grande acervo para a realização deste trabalho. Ao Bruno Emidio da Silva – Assistente da Divisão de Estudos Econômicos da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF/DECON) pelas atualizações dos dados sobre o setor gráfico e da indústria brasileira. Ao Flávio Botana – Professor do curso superior de tecnologia gráfica do SENAI, pelas primeiras orientações e dicas sobre o fontes bibliográficas referente ao capital humano.
Aos nossos supervisores ao flexibilizar nossos horários de trabalho em prol do desenvolvimento deste material e aos nossos colegas de trabalho que, dentro das situações vividas em seus ambientes profissionais serviram de incentivo para que se tornasse possível o desenvolvimento deste tema. Esperamos que as informações aqui reunidas contribuam de alguma forma para suas jornadas profissionais.
E finalmente a Deus, que em cuja crença superamos nossas dificuldades e aprendemos a observar a importância da valorização do Aprender, Fazer, Conviver e Ser Humano.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
Resumo da Dinâmica do Mercado Gráfico 6
Os Recursos Humanos 8
Treinamento/Desenvolvimento 8
O Capital Humano 9
RELATO DAS ATIVIDADES 10
Metodologia 10
Dificuldades e Soluções 10
Materiais 11
Custos 11
PLANO DE AÇÃO 12
RESULTADOS 14
Análise dos Resultdos 21
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
FONTES CONSULTADAS 24
VALIDAÇÃO 25
INTRODUÇÃO
Atualmente a indústria gráfica brasileira vive uma ambigüidade, pois é um setor voltado à comunicação e a informação e ao mesmo tempo é um dos setores mais carentes em relação ao gerenciamento do conhecimento.
É um seguimento que investe pesado em tecnologia e equipamentos, só que investe pouquíssimo em seus funcionários em relação as suas condições de trabalho, treinamento técnico e comportamental entre outras possibilidades na gestão do capital humano, prática esta comprovadamente rentável.
O principal objetivo deste projeto é mostrar de uma forma clara e objetiva o que pode ser feito e o extremo valor do gerenciamento de pessoas (capital humano).
Ou seja mostrar o valor do gerenciamento de pessoas utilizando uma linguagem clara e acessível à todos, desde um funcionário de chão de fabrica, até um alto empresário.
Este foi o tema escolhido para o projeto, por ser tão importante e tão pouco explorado na indústria gráfica.
O projeto foi realizado basicamente em 5 etapas:
1º Identificação da situação problema e definição do tema para o projeto.
2º Pesquisa sobre a situação problema para adquirir entendimento e verificar sua veracidade.
3º Realização de uma pesquisa de campo em diferentes pontos da área gráfica como por exemplo Sandra Rosalen – Consultora Sênior da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Pe. Ailton Santos – Diretor da Editora Salesiana, Augusta Santos – Gerente de Desenvolvimento Humano da Gráfica e Editora Vida & Consciência, Aislan Baer – Diretor Executivo da ProjetoPack - Consultoria em Impressão de Embalagens e Gestão Gráfica, Manoel Bononato – Coordenador de Estágios do SENAI “Theobaldo De Nigris”.
4º Compilação e assimilação de todas as informações coletadas pertinentes ao projeto para a estruturação do mesmo.
5º Reunir as principais informações em relação ao gerenciamento do capital humano e mostra-los de forma clara e objetiva.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O grupo realizou uma pesquisa em relação a situação problema identificada no projeto, para confirmar sua veracidade e também para constatar o que tem sido feito em relação ao capital humano e se existe alguma tendência do mercado.
O grupo usa como referência a pesquisa realizada pela ABTG na Xll Congraf para diagnosticar a indústria gráfica brasileira.
...