TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Dos Exploradores De Cavernas

Artigo: O Caso Dos Exploradores De Cavernas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 10

O Caso Dos Exploradores De Cavernas

RESUMO

O caso fictício dos Exploradores de Cavernas, no qual cinco homens membros de uma Sociedade Espeleológica Amadora entram em uma caverna de rocha calcária para explorá-la. Apos adentrarem a caverna e já distantes da entrada ocorreu um grande desmoronamento obstruindo assim a entrada da caverna. Com a demora do retorno dos exploradores, foi enviada uma equipe de socorro para realizar buscas no local. A equipe de socorro já trabalhava na desobstrução da caverna quando ocorreram novos problemas, ocasionando a perda de dez homens da equipe.No interior da caverna os exploradores presos, consumiam os alimentos que ainda lhes restavam. Os exploradores portavam um rádio comunicador à pilha, pelo qual a equipe de resgate conseguiu fazer contato. Os exploradores presos então perguntaram quanto tempo ainda levaria para que fossem resgatados e se o alimento que ainda tinham no interior da caverna seria suficiente para mantê-los vivos ate o resgate ser concluído, porem a resposta foi negativa. Então um dos exploradores que estava no interior da caverna, questionou o medico da equipe de resgate se eles conseguiriam sobreviver o tempo restante para o resgate se alimentando de carne humana, e o medico respondeu que sim. Ainda no interior da caverna, condenados a morrer por falta de alimentos, os exploradores fizeram um acordo entre si, onde decidiram em um jogo de dados quem iria ser morto para que pudesse servi de alimento para os outros companheiros, e assim fizeram. Após serem resgatados, os exploradores foram levados a julgamento no Tribunal do Júri, no qual foram culpados de homicídio doloso e condenados à pena de morte.

Palavras-chave: Aprisionados. Necessidade. Homicídio. Repercussão.

INTRODUÇÃO

O livro conta a historia de cinco membros de uma organização amadora de exploradores de cavernas, que ao adentrarem uma caverna de rocha calcaria para explorá-la ficam presos após um desabamento que obstrui a saída. Com a demora do retorno dos exploradores, uma equipe de resgate é enviada para a caverna para socorrê-los. Chegando ao local da caverna, contatou-se que a tarefa seria extremamente difícil, o local era de difícil acesso sendo necessário um grande esforço por parte de todos que participaram do resgate. Durante a operação de resgate ocorre outro desmoronamento ocasionando a morte de dez operários que trabalhavam na liberação da entrada da caverna, atrasando assim mais ainda o serviço de socorro. No vigésimo dia, ainda presos no interior da caverna, eles conseguiram se comunicar com a equipe de resgate através de um radio comunicador a pilhas, então perguntaram aos responsáveis pela operação de resgate quanto tempo ainda levaria para eles serem resgatados,então o engenheiro da equipe respondeu que seriam necessários no mínimo uns dez dias para que se pudesse liberar a saída obstruída. Então os exploradores relataram a situação em que se encontravam e que os alimentos que ainda tinham eram poucos e não daria para manter-los vivos ate a conclusão do resgate, assim o radio perdeu o sinal, voltando a funcionar cerca de oito horas depois, quando o Sr. Whetmore, que era um dos exploradores que estava preso no interior da caverna, faz contato e pede para falar com um medico que fazia parte da equipe de socorro,e o pergunta se havia a possibilidade deles conseguirem sobreviver por mais dez dias se alimentando da carne humana de um deles, o medico mesmo com receio responde que sim. Então o Sr. Whetmore pergunta se alguma autoridade como um padre ou juiz aconselharia eles a realizar o ato, porem ninguém se manifesta sobre essa hipótese, posteriormente o radio perde o sinal novamente pois as pilhas acabam, perdendo o contato de vez com a equipe de resgate. O Sr. Wheymore sugeriu e todos os outros exploradores também concordaram em sortear em entre eles quem seria a vitima que serviria de alimento para manter os outros vivos, para isso usaram um jogo de dados. Mas pouco tempo antes de iniciarem o jogo o Sr Wheltmore sugeriu esperar mais uma semana antes de realizarem o ato, porém os outros não concordaram dizendo que ele estava querendo desfazer o acordo estabelecido anteriormente. Então o Sr. Wheltmore se recusou a jogar os dados em sua vez, então um de seus companheiros lançou os dados por ele, porém por sorte, azar ou ate mesmo por coincidência, o Sr. Wheltmore foi quem perdeu o jogo de dados e assim foi morto por seus companheiros, passando a serviu de alimento para seus companheiros aprisionados.

DESENVOLVIMENTO

O livro Os Exploradores De Cavernas de Lon L. Fuller tem como pano de fundo o julgamento de quatro aventureiros sobreviventes de um acidente que os reteve durante quase quarenta dias em uma caverna e que os obrigou a matar um terceiro companheiro que com eles se encontrava, no 33º dia de aprisionamento, o que fez com que não padecessem de inanição e pudessem escapar vivos desse horrível incidente. Nesse pano de fundo surgem todas as controvérsias e dúvidas hermenêuticas e de consciência dos julgadores, representadas para o leitor por meio do voto de 4 dos membros da Corte do presidente Truepenny, quais sejam os juízes Foster, Tatting, Keen e Handy." No contexto Foster , que é primeiro dos julgadores, possui uma visão mais elástica do que seja o Direito, defendendo inclusive a existência de hipóteses de sobrevivência de Estados de Natureza em nossa atual sociedade. Keen, é o juiz mais apegado ao legalismo estrito. Handy, por seu lado, tem o sentido de alcunhar de habilidoso. Enquanto Foster prega que teria havido verdadeiro estado de natureza, a denominada luta de todos contra todos, de Hobbes, o que tornaria inválida a aplicação de determinada lei geminada em um meio social, o magistrado Keen simplesmente se atém aos termos da norma, dizendo que se é escrito que quem matou intencionalmente deve ser condenado, não importam as condições em que se deu tal ato, mesmo sendo, como no caso, a morte de um a necessária continuação da vida de quatro. Não importando que, se hipoteticamente considerássemos os três sujeitos como o representante de toda a humanidade, toda a humanidade seria extinta, ao revés de só uma parte dele dever se dar ao sacrifício. O julgamento do ministro Foster

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com