O ERGONOMIA E GINÁSTICA LABOTA
Por: Leandro Jose • 4/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 144 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
LEANDRO JOSÉ DA SILVA
RA 8113562
PORTFÓLIO - ATIVIDADE FUNDAMENTADA NOS CONTEÚDOS ESTUDADOS
POUSO ALEGRE - MG
2020
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
CONCEITUAÇÃO SOBRE A GINÁSTICA LABORAL E SUAS DIVISÕES
Ginástica Laboral é uma ferramenta onde profissionais capacitados buscam desenvolver programas de atividades e exercícios orientados para as pessoas em seus locais de trabalho antes, durante e depois de seu expediente, prevenindo lesões, melhorando capacidade funcional, diminuindo o impacto proveniente do sedentarismo, preparando e despertando o corpo, evitando distensões musculares e doenças ocupacionais, melhorando a circulação sanguínea e lubrificando as articulações, devido a movimentos repetitivos. É a atividade que abrange inúmeros aspectos como: sociais, psíquicos e filosóficos. Ela atua de forma de preventiva e terapêutica compensando estruturas mas utilizadas e ativando as que não são requeridas durante a função.
Quando se deu início a ginástica laboral era tida com o objetivo de dar ativo repouso durante o trabalho e era denominada ginástica de pausa. No Brasil é praticada de 5 a 10 minutos, e deve ser desenvolvida após uma avaliação do local de trabalho e de acordo com a realidade da empresa.
DIVISÕES DA GINASTICA LABORAL
GINASTICA LABORAL PREPARATÓRIA OU DE PAUSA
Realizada antes do início do expediente ou nas primeiras horas de trabalho, onde o objetivo é aquecer os músculos que irão ser solicitados, aumentando a oxigenação e despertando-os para que melhore a disposição.
GINASTICA LABORAL COMPENSATÓRIA
Realizada durante a jornada de trabalho, interrompendo suas ocupações. Durante a pausa é executado exercícios de compensação, devido aos movimentos repetitivos, esforços e posturas inadequadas.
GINASTICA LABORAL DE RELAXAMENTO
Realizada no final do expediente e consiste em exercícios de alongamentos, oxigenando os musculares, envolvidos na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático e prevenindo lesões.
OBJETIVOS DA GINASTICA LABORAL
Coma base em vários autores, segundo Polito e Bergamaschi (2002), os objetivos da Ginástica Laboral são:
- Promoção da saúde;
- Promoção da consciência corporal;
- Melhora da atenção durante o trabalho;
- Redução dos acidentes de trabalho;
- Melhora da condição física geral;
- Prevenção da fadiga muscular;
- Diminuição do absenteísmo e procura ambulatorial;
- Redução da rotatividade dos funcionários;
- Aumento do ânimo e disposição para o trabalho;
- Melhora da qualidade de vida e do trabalho;
- Melhora do relacionamento interpessoal.
- Prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs);
Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de ginástica/cinesioterapia laboral? Justifique e elabore um programa de ginástica laboral para tal atividade.
Nessa situação a Ginástica Laboral mais adequada é a Compensatória, porque ela é indicada durante o expediente de trabalho, onde se interrompe suas ocupações para realizar exercícios devido a movimentos repetitivos, esforços e posturas inadequada.
PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL
- Pescoço: mantendo a postura, movimente o pescoço para baixo e para cima, para direita e para esquerda, realize giros alternando em direita e esquerda;
- Ombros: relaxe os ombros e faça movimentos circulares alternados para frente e para trás;
- Costas: entrelaçar os dedos com a palma da mão voltada para cima com se tivesse tentando tocar o teto;
- Peitoral: entrelaçar os dedos atrás do corpo afastar as mãos do corpo o máximo sem inclinar para frente.
- Tríceps: colocar uma das mãos na escápula e com a outra mão empurrar para baixo na direção do calcanhar, realizar com os dois braços;
- Tronco: em pé, com as mãos na cintura, girar o tronco para direita e para esquerda sem movimentar os membros inferiores;
- Quadril e Pés: em pé eleve uma perna na altura do abdômen, puxando o máximo que conseguir em direção do tórax, pode realizar rotações com o pés enquanto realiza o exercício.
- Quadríceps: em pé flexione o joelho de modo que o calcanhar encoste ou quase encoste o quadril, puxando o máximo que der. Repetir com a outra perna;
- Panturrilhas: em pé, leve as mãos em direção aos pés sem dobrar os joelhos, se possível tocar os pés.
Em um ambiente de trabalho cuja ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica/Cinesioterapia laboral? Por quê?
Sim, porque a Ginástica Laboral possui vários benefícios, ela não é realizada somente para compensar ou corrigir mas também para prevenir. Aqui estão alguns benefícios:
- Alonga e relaxa os músculos;
- Prepara o organismo para o trabalho;
- Reduz a sensação de fadiga durante a jornada
- Gera benefícios fisiológicos, tais como: aumento da circulação sanguínea e da oxigenação muscular, melhora a amplitude articular e da flexibilidade.
- Ativa os reflexos, prevenindo acidentes;
- Corrige vícios posturais;
- Favorece o relacionamento social e o trabalho em equipe
- Melhora a agilidade e a concentração;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a coordenação motora;
- Melhora o ânimo e disposição para o trabalho;
- Previne lesões músculo tendinosas e ligamentares;
- Reduz a fadiga mental.
- Contribui para uma melhor qualidade de vida do trabalhador;
- Melhora o gerenciamento das tensões.
- Orienta posicionamentos mais adequados para o trabalho.
Descreva os benefícios do exercício nos sistemas a seguir: a) Sistema Cardiorrespiratório. B) Sistema Musculoesquelético.
...