O HUMANISMO
Por: Izabella.fre14 • 19/4/2017 • Monografia • 2.155 Palavras (9 Páginas) • 552 Visualizações
Centro de Ensino Médio 03 - Taguatinga Sul
Professora Cássia - Disciplina de Português
Aluno(as):
Turma: 3º ano "D"
HUMANISMO
Taguatinga Sul - Brasília - DF
Abril de 2017
Centro de Ensino Médio 03 - Taguatinga Sul
Professora Cássia - Disciplina de Português
Aluno(as): Ana Karoline Alves Sobrinho
Erick Caetano Marçal de Faria
Joyce Reis de Almeida
Thaís Suellen Ferreira Martins
Turma: 3º ano "D"
HUMANISMO
Trabalho apresentado
a professora Cássia,
da disciplina de Português
da turma do 3° ano "D"
do turno matutino.
Taguatinga Sul - Brasília - DF
Abril de 2017
ÍNDICE
Introdução -------------------------------------------------------------------- Pag. 4
Principais fatos históricos da época ----------------------------------- Pag. 5
Teatro -------------------------------------------------------------------------- Pag. 6
Poesia ------------------------------------------------------------------------- Pag. 7
Características das obras literárias ------------------------------------ Pag. 8
Principais autores ---------------------------------------------------------- Pag. 9
Obras -------------------------------------------------------------------------- Pag. 9
Anexo -------------------------------------------------------------------------- Pag. 13
Conclusão -------------------------------------------------------------------- Pag. 14
Bibliografia ------------------------------------------------------------------- Pag. 15
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado o movimento literário chamado Humanismo, seus fatos históricos, e alguns fragmentos de autores principais daquela época. O objetivo é apresentar sua importância, aprofundando no assunto tratado e adquirir novos conhecimentos, como no parágrafo abaixo.
No período conhecido como Alta Idade Média, na Europa ocidental, por volta do século XIV, mudanças sociais e econômicas muito profundas fizeram surgir novas formas de pensar e viver. O ser humano começa a se libertar do poder centralizador da Igreja e a desenvolver uma nova mentalidade em que cabem preocupações e prazeres mais humanos.
O pensamento religioso, espiritualista, que predominava até então, numa visão teocêntrica, ou seja, Deus, no centro das preocupações humanas, dá lugar a uma visão antropocêntrica, ou seja o homem no centro das realizações do universo humano. Essa tensão entre duas visões diferentes inclina para o predomínio da visão antropocêntrica, caracterizando esse período chamado de Humanismo.
PRINCIPAIS FATOS HISTÓRICOS DA ÉPOCA
O Humanismo desenvolveu-se ao longo da história de várias formas diferentes, na Grécia e na Roma antiga manifestou-se na filosofia e nas artes plásticas. Enquanto na Europa surgiu entre os séculos XIV e XVI, que foi durante o período da Renascença, e também da transição da Baixa Idade Média para a Idade Moderna. Este movimento coloca o homem como centro do mundo, ou seja, valorizam as ações humanas e os valores morais.
Na Roma e Grécia antiga, os filósofos tentavam encontrar formas racionais para explicar todo o mundo a sua volta, sendo assim descartavam superstições e a religião. Sócrates destacou-se entre esses filósofos, pois suas ideias baseavam-se em problemas humanos e procurava um modo de vida ideal para o homem. Portanto, como suas ideias era contraditórias as religiosas, acabou sendo condenado, porém suas ideias continuaram adiante através de outros filósofos. Enquanto isso, nas artes plásticas, o Humanismo colaborou com a anatomia do corpo humano, as obras dessa época destacava o detalhamento do corpo humano.
O movimento humanista teve um grande impacto na Europa, pois colaborou com a agilização nas mudanças entre os séculos XIV e XVI. Entre eles estão em destaque os avanços científicos que tomaram espaço no meio cultural e a tecnologia começou a aparecer nos campos da matemática, física e medicina. Além disso, na filosofia, os estudiosos também conhecidos como os humanistas estudavam a cultura clássica antiga, assim a filosofia iniciou um novo movimento intelectual no momento que tinham fascínio pelos escritores da antiguidade clássica: Cícero, Virgílio, Aristóteles e Horácio, foram nomes consideravelmente importantes para isso. Devido a eles este tempo também é designado de Classicismo. O Classicismo é um movimento cultural que baseava-se na valorização e resgate de elementos artísticos da cultura clássica.
No século XVIII, com a chegada do Iluminismo, o Humanismo teve uma nova etapa. O Iluminismo aprofundou uma grande parte das ideias da Renascença, mas também surgiram ideias novas e importantes para o Humanismo. Nessa época, o objetivo era estabelecer uma base moral, política e religiosa que acompanhasse a razão do homem. Assim, colocou na educação, objetivando a criação de uma raça iluminista.
O Humanismo também aparece na história do positivismo, teve inicio no século XIX e defendia a ideia de que o conhecimento científico é o único conhecimento válido, não consideravam as crenças, superstições ou qualquer outra forma que não possa ser comprovada cientificamente. Para eles, a humanidade depende dos avanços científicos.
O movimento humanista apareceu em uma grande parte da história do mundo, sendo uma base dos movimentos relacionados ao homem e a ciência.
TEATRO
O gênero dramático manifestou-se com Gil Vicente, o pai do teatro português, que é marcado como o maior teatrólogo da Língua portuguesa.
O teatro vicentino é voltado para um público popular. Nele há o bifrontismo, ou seja, possui características tanto da Idade Média, quanto do Renascimento. Contém traços que ainda são uma influência medieval: assuntos religiosos, tons moralizantes, o lado da catequese, o místico e o sagrado - a visão teocêntrica ainda se manifesta no teatro vicentino. Da mesma forma também aparece o lado de características mais humanistas - voltada para o antropocentrismo - : o lado pagão, critico, satírico, o cotidiano do humano e o lado profano, sai de dentro da religião e se volta para o lado cotidiano, um mundo humanista.
...