O Teorema de Pitágoras
Por: Viviane Xavier • 18/10/2024 • Projeto de pesquisa • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 24 Visualizações
E.E BATISTA CEPELOS
TAUANY ARAUJO LEONARDO DOS SANTOS
PITÁGORAS
QUEM FOI PITÁGORAS?
COTIA
2024
TAUANY ARAUJO LEONARDO DOS SANTOS
PITÁGORAS
QUEM FOI PITÁGORAS?
Trabalho apresentado a E.E BATISTA CEPELOS como requisito para conclusão de curso de Matemática
Orientador: Prof. Emily
COTIA
2024
RESUMO
A abordagem sobre o Teorema de Pitágoras permitirá aprendizagem sobre um conteúdo vasto sobre matemática, pois serve como uma ponte para diversos conceitos e aplicações matemáticas. Em resumo, o Teorema de Pitágoras não é apenas um conceito isolado, mas uma chave que abre portas para uma ampla gama de tópicos e habilidades matemáticas. Esta abordagem holística não apenas enriquece o conhecimento dos alunos, mas também os motiva a explorar mais a fundo o fascinante mundo da matemática.
Sumário
1. OBJETIVOS 5
1.1 Objetivo geral 5
1.2 Objetivo específico 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1 Quem foi Pitágoras? 6
2.2 Filosofia de Pitágoras. 7
2.3 Seita Pitagórica. 8
2.4 Como surgiu o Teorema de Pitágoras? 9
REEFERENCIAS 10
- OBJETIVOS
- Objetivo geral
O trabalho possui a finalidade de formar os alunos do 3º do ensino médio, nas abordagens sobre o Teorema de Pitágoras.
- Objetivo específico
- Buscar conteúdos sobre o tema e um pouco mais sobre a História da Matemática, objetivando descobrir sobre o Teorema de Pitágoras;
- Evidenciar a necessidade de inserir a história nas instituições de ensino;
- Coletar informações e fazer um pequeno banco de dados para os alunos terem acesso através deste trabalho, sobre a História do Teorema de Pitágoras.
- DESENVOLVIMENTO
- Quem foi Pitágoras?
Pitágoras foi um pensador grego nascido na ilha grega de Samos em 570 a.C. e faleceu por volta de 496 a.C. Passou boa parte da sua vida na antiga região da Magna Grécia (conhecido como atual território Italiano) e foi aonde fundou a sua escola filosófica.
Sabe se pouco sobre a vida do pensador pré-socrático devido à distância histórica. O que se sabe, em geral é que Pitágoras ficou bastante conhecido por ter fundido os seus conhecimentos em Filosofia, Astronomia, Geometria e Música em uma Seita Pitagórica, angariando seguidores fiéis de sua doutrina, o pitagorismo.
Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como Teorema de Pitágoras, e foi uma das maiores contribuições de Pitágoras.
2.2 Filosofia de Pitágoras.
O cenário da Filosofia pré-socrática consiste na busca por entender os elementos que formam e dão origem ao universo, um conceito que na Grécia Antiga era denominado cosmologia. Desde os pensadores jônicos, passando pelos pitagóricos, até os eleatas e pluralistas, o objetivo desse período era identificar a provável origem de tudo que existe, uma vez que as narrativas mitológicas sobre a criação não eram adequadas para fornecer uma explicação satisfatória.
Pitágoras, ao buscar uma explicação cosmológica, percebia o universo como uma estrutura ou codificação numérica fundamental. Assim, ele associou o número 1, que simboliza a unidade e o início, ao surgimento do Universo. Para Pitágoras e seus discípulos, havia uma conexão profunda entre a música, a Matemática, a ordem cósmica e a essência das almas humanas (sua filosofia defendia a ideia de transmigração das almas, ou reencarnação), uma vez que todos esses aspectos naturais eram, segundo a concepção pitagórica, organizados por princípios numéricos.
...