O Toyotismo
Por: Fluminense Eterno Amor • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
Toyotismo
Foi criado por um engenheiro japonês chamado Taiichi Ohno e teve início após 2ª Guerra Mundial, mas teve relevância depois da década de 70, quando se ampliou através da descontração industrial. Visto que o Japão estava em crise, a quantidade de trabalhadores era baixa, pois muitos morreram após a guerra e precisavam de um modelo de produção diferente, como por exemplo, do fordismo. Sendo assim a ideia não é ganhar no volume e sim no item, buscando um grande lucro em um único produto.
Outro fator preponderante é sobre o trabalhador multifuncional, executando várias funções dentro da empresa, tendo uma mão-de-obra qualificada. A produção é flexível, produzindo apenas o necessário, não tendo excesso de produto. O Toyotismo emprega o uso da tecnologia em sua produção tendo o produto com maior qualidade.
Uma grande característica desse modelo de produção é o Just in Time é a produção sob medida, com cada produto vendido é reposto por uma nova produção, desse modo o Toyotismo não tem grandes estoques, vai produzindo de acordo com a demanda vendida, se vender muito, produz mais o produto, se a venda diminuir a produção também será menor.
Tendo em vista que o modelo do Toyotismo reconhece o trabalhador, no entanto é apenas uma fantasia, pois há uma competitividade para se destacar no trabalho. Portanto a indústria só visa o capital, desvalorizando o trabalhador que produz cada vez mais, aumentado a produtividade, colocando em prática o conceito da mais-valia.
Enfim, isso é apenas teoria, ou seja, não significa que existe uma indústria Toyotista, mas uma teoria que se aplica a um modelo industrial, como por exemplo nos Estados Unidos, onde a maioria das indústrias tende a seguir o modelo do fordismo. Cumpre ratificar que no Japão a tendência é seguir o modelo do Toyotismo.
Referências Bibliográficas
http://www.brasilescola.com/geografia/modalidades-producao-industrial.htm
http://www.suapesquisa.com/economia/toyotismo.htm
http://www.infoescola.com/industria/toyotismo/
...