O Uso da Robótica Educacional
Por: Paula Pohlmann • 18/3/2019 • Projeto de pesquisa • 468 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Relatório da Monitoria
Paula Pohlmann
Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Gravataí
Projeto de Monitoria do NAPNE
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
- MONITOR:
Nome: Paula Pohlmann da Rosa
Curso: Informática para internet
- DISCIPLINA:
Nome: NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas)
- ORIENTADOR:
Nome: Ângela Pereira.
INTRODUÇÃO:
O projeto de monitoria voltada para o NAPNE tem como objetivo realizar atendimentos agendados e particulares aos alunos com necessidades específicas no turno inverso ao de suas aulas, compreendendo uma jornada de 12 h semanais. Para cada aluno atendido, foi proposto uma estratégia metodológica diferente, dentre deles, o uso da robótica educacional.
DESENVOLVIMENTO
O projeto de monitoria iniciou-se no dia 23/5/2018 e terminou no dia 17/12/2018.
Dentre as atividades propostas pelos professores e orientadores neste período, a monitora deveria realizar atendimentos no turno inverso das aulas aos alunos que possuíam dificuldades em quaisquer disciplinas, de modo a auxiliá-los no seu processo de aprendizagem.
Neste processo como monitora, ajudei nas matérias que eram-me solicitadas pelos alunos, sendo as mais requisitadas: matemática, lógica de programação e química.
Além disso, uma atividade da qual fui proposta era a de utilizar a robótica educacional (uma metodologia que comunica-se com diversas disciplinas da área de ensino, onde os alunos têm a oportunidade montar, programar e controlar um sistema robotizado próprio) nos atendimentos para 1 aluno em questão e criar desafios, conhecidos como “situações-problema” para o mesmo, que poderia utilizar conceitos da física, matemática e lógica de programação para resolvê-los e assim, poder aprender, relacionar ou intensificar de uma maneira dinâmica e concreta os conceitos teóricos que lhe foram apresentados em sala de aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste projeto de monitoria da qual participei, pude não somente ajudar e ensinar como também aprendi muito, tanto em questão à conteúdos como também a convivência. Intensifiquei meus conhecimentos e até mesmo criei novos em determinadas matérias da qual eu auxiliei. Também pude notar que no processo de aprendizagem não somente as dificuldades dos alunos são interferências importantes, mas também a inclusão destes no ambiente escolar e consequentemente seu bem-estar. Além disso, pude criar laços de amizade e enxergar mais de perto as barreiras que os alunos enfrentam e tive a honrosa oportunidade de ajudá-los na medida do possível com isso. Acredito que o projeto de monitoria do NAPNE é extremamente importante e interessante, devendo continuar a ser desenvolvido com diversas propostas e novas estratégias de ensino, de modo a tornar o ambiente escolar ainda mais agradável e permitir ainda mais realizações. Foi incrível a experiência que obtive e estou excepcionalmente feliz por ter participado deste projeto.
...