O Uso de Uniformes nas Instituições de Ensino
Por: beatriz.paiva000 • 15/6/2023 • Dissertação • 319 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
O uso de Uniformes nos Colégios
O uso do uniforme escolar vem de longa data, ele passa de um movimento histórico até o conceito de igualdade de indivíduos, neste caminho vários contextos são tratados para justificar a sua utilização. Com o passar dos anos e nos dias de hoje, o uso do uniforme pode ir além da sua finalidade original chegando até ao marketing de instituições de ensino.
O conceito do uniforme surgiu no século XV no contexto de guerra, usado para diferenciar o exército inimigo do aliado. Desde então o uso do uniforme foi adotado em outras áreas da sociedade e esteve sujeito a mudanças de acordo com a época. Surgiu então, no ano de 1890, o uniforme escolar com o objetivo de padronizar e agrupar os alunos, como maneira de identificá-los com mais facilidade, garantindo assim mais igualdade, segurança e pertencimento.
A importância do uso do uniforme escolar ultrapassa as barreiras das instituições. Os uniformes trazem facilidade na identificação do aluno, e isso auxilia o reconhecimento caso um desconhecido adentre na unidade. Além de oferecer segurança aos alunos dentro da escola, possibilita sua identificação em possíveis situações de perigo fora dela. Outro ponto relevante é o mundo consumista em que estamos inseridos, onde roupas e acessórios são vistos socialmente como parâmetro para sua classe social. É de suma importância que os colégios reforcem a ideia de igualdade, que todos os alunos sejam ditos como cidadãos independente da sua renda ou classe social. O uso dos uniformes “padroniza” a vestimenta de forma que se evite possíveis casos de discriminação e bullying. Em adição a isso, o uso ainda contribui para a economia da utilização de outras vestimentas, evitando o consumismo.
Diante do exposto, consideramos importante a discussão sobre o uso de uniformes escolares e faz-se necessário esse uso dentro e fora dos colégios para garantir a segurança e senso de igualdade independente da posição social ou financeira do aluno.
...