PNAIC - 2013
Trabalho Escolar: PNAIC - 2013. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Veronica2014 • 2/4/2014 • 777 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
APROFUNDANDO O TEMA
Registre as principais ideias do texto “Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar?”
A avaliação é o meio mais indicado para regular e adaptar a programação do ensino às necessidades e dificuldades do aluno, a avaliação formativa que avalia todos os conhecimentos que os alunos trazem o que se pretende que eles aprendam e o que ainda precisam aprender. É necessário fazer um diagnóstico para saber que habilidades os alunos apresentam, ou não, para poder intervir e possibilitar uma aprendizagem mais efetiva.
Por meio da avaliação, podemos compreender e registrar o progressivo domínio da compreensão e produção de textos, através de atividades no eixo de leitura, escrita e oralidade e no processo de apropriação do SEA. Nessa perspectiva de avaliação relativa do componente curricular de língua portuguesa, o instrumento mais indicado é o registro das observações sobre as realizações dos alunos durante o processo, porém, mais importante que esse registro é a sua utilização para reorganizar e diversificar as ações que integram a rotina escolar.
Os jogos e as brincadeiras também servem como suporte para a avaliação, no entanto, o professor deve saber que cabe a ele o planejamento, a organização do ambiente e do material e principalmente ter conhecimento de seus alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento.
É importante considerar a adequação do jogo para a faixa etária, para o conhecimento já consolidado e os conceitos que desejamos desenvolver por intermédio dele, o tempo, o papel que os alunos desempenharão e como se dará a avaliação do efeito do jogo no aprendizado.
Tarefa de casa
Com base na leitura do texto: “O espaço da literatura na sala de aula”, registre as principais ideias do texto e responda:
O que você pensa sobre o ensino e aprendizagem de literatura nos dias de hoje?
Principais ideias do texto
A literatura e a escola são indissociáveis, desde os primórdios da educação é possível conferir a prática de leitura entre os alunos, mesmo nas mais antigas civilizações.
A literatura era base formadora do conhecimento da leitura e da escrita e era o eixo norteador da aquisição desta prática diretamente associada ao conhecimento cultural que a literatura proporcionava, fazendo dos alunos conhecedores da cultura do passado e presente.
A tradição escolar com a presença da literatura na escola foi substituída pela formação técnica deixando de lado a formação humanista proporcionada por ela. E assim reduziu-se a literatura por fragmentos deixando a prática de leitura completa de obras pra fragmentos sem significado para realização isolada de atividades de gramática, e substituindo textos literários por outros portadores de textos como jornais, receitas, folhetos propagandas, etc.
Ter consciência de que a literatura deixou de ter sua função na sala de aula não é suficiente, é preciso que o professor saiba que a literatura ensinada adequadamente tem papel fundamental na formação cidadã.
No item espaço do texto defende-se a ideia de que o aluno seja favorecido com a oportunidade
...