Prismas matematica
Por: Eduardaschirmann • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
Prismas
Definição
O prisma é um sólido geométrico, que faz parte da geometria espacial, caracterizado por ser um poliedro convexo com duas bases (polígonos iguais) congruentes e paralelas, além das faces planas laterais (paralelogramos).
Conceito
Do latim prisma, do grego prísma. Os antigos marceneiros gregos chamavam de prísma os pedaços de madeira serrados. Assim, a palavra latina prisma refere- se a um sólido que foi cortado.
Curiosidade
O uso dessa palavra em Óptica começou em 1612, depois que se descobriu que um cristal cortado em determinada forma conseguia decompor a luz branca em seus componentes coloridos, separando as frequências de onda.
Desde a Grécia Antiga tentávamos desvendar os mistérios da luz, para chegarmos nas informações de hoje, Isaac Newton teve no passado, suas experiência que envolvia a utilização de prismas.
Experimento
“Para cumprir minha promessa anterior, devo sem mais cerimônias adicionais informar-lhe que no começo do ano de 1666 (época que me dedicava a polir vidros óptico de formas diferente da esférica), obtive um prisma de vidro retangular para tentar observar com ele o celebre fenômeno das cores. Para este fim, tendo escurecido meu quarto e feito um pequeno buraco na minha janela para deixar passar uma quantidade conveniente de luz do Sol, coloquei o meu prisma em uma entrada para que ela [a luz] pudesse ser assim refratada para a parede oposta. Isso era inicialmente um divertimento muito prazeroso: ver todas as cores vividas e intensamente assim produzidas, mas depois de um tempo dedicando-me a considerá-las mais seriamente, fiquei surpreso por vê-las…”
Newton percebera que ao incidir a luz branca (solar) no prisma, havia uma projeção no lado oposto com cores que variavam do vermelho até o violeta. Esperto como é, analisou que a luz branca é um conjunto dessas outras cores.
Então, desde antigamente, o prisma existia e ajudou em uma descoberta muito importante que por certo tempo foi aceita.
Elementos de um prisma
- Base: bases congruentes e paralelas.
- Faces laterais: são os lados oposto e paralelos.
- Altura: a distância entre planos que contem as bases.
- Vértice: é as pontas, que ligam uma aresta a outra.
*Aresta: é o encontro de duas faces.*
- Aresta da base: são as arestas dos polígonos de base.
- Aresta lateral: são as arestas dos polígonos da lateral (é o que determina se um prisma é oblíquo ou reto, dependendo da sua inclinação, ou seja, se ele estiver inclinado ou reto).
Classificação de um prisma
Os prismas apresentam diversas formas, mas algumas características podem defini-lo. O número de faces do prisma será exatamente igual ao número de lados do polígono que constitui suas bases (superior e inferior), sua classificação quanto ao número de lados pode ser:
Triangular – base constituída de triângulos.
Quadrangular – base constituída de quadriláteros.
Pentagonal – base constituída de pentágonos.
Hexagonal – base constituída de hexágonos.
Heptagonal – base constituída de heptágonos.
Octogonal – base constituída de octógonos.
Os prismas também podem ser classificados como retos ou oblíquos. Os prismas retos são aqueles em que a aresta lateral forma com a base um ângulo de 90º, os oblíquos são aqueles em que as arestas formam ângulos diferentes de 90º.
...