Programa de Recuperação de Áreas Degradadas
Por: Jessy.1031 • 21/3/2016 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Introdução
A realização do PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas) em áreas de preservação permanentes (APP) tem sido necessário nesses últimos anos já que a expansão urbana trouxe impactos negativos para o meio ambiente.
BARCELOS et al (1995) ressalta que as APP’s demandam atenção especial porque está voltada para a preservação da qualidade das águas, flora e fauna. O Código Florestal Brasileiro (Lei 4.771/65) e a DN 57/07 reconhecem a importância que elas têm, e estabelecem o uso, manejo, responsabilidades e sanções para a utilização desta área, entretanto a fiscalização ainda é falha.
Justificativa
O grupo optou por trabalhar com o PRAD, devido à deficiência e necessidade cada vez maior na recuperação de áreas degradas com o intuito de colocar em prática todo o conteúdo absorvido durante o Curso Técnico de Meio Ambiente.
O Proprietário do Sítio São Geraldo manifestou interesse em relação à recuperação da área, com isso o grupo aplicou conhecimentos adquiridos em sala com apoio do professor orientador, e também do Biólogo.
Metodologia
Foi realizado um levantamento ambiental junto com professores, para estabelecer o programa de recuperação de uma APP e de uma capoeira (área mais adensada da vegetação do Cerrado), localizadas em Nova Contagem/ MG__________.
Foi desenvolvido o diagnóstico da área de influência que consiste na caracterização do meio biótico e antrópico, logo após foi realizado o isolamento da área de estudo, o inventário florestal, a transposição de chuvas de sementes, o replantio de espécies contidas nativas, medições do pH do solo em três pontos, medições para o IQA (Índice de Qualidade da Água) da nascente e o questionário realizado com os moradores.
...