Questão De Raça Nas Leis Educacionais
Ensaios: Questão De Raça Nas Leis Educacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cas2ju • 23/8/2014 • 746 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
São José dos Campos
2014
“Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais. Da LDB de 1961 a Lei 10.639”.
Lucimara Rosa Dias
1975. Tinha 14 anos, e estava no meio do pátio da escola, em um dos intervalos.
Entre aulas. (...) E qual não foi minha surpresa quando ouvi, ali, no pátio da.
Escola, aquela menina doce e educada declarar seu amor por mim. Surpreso com a
declaração, e com vergonha de ser visto em público naquela situação, recusei seu
pedido de namoro. Ao ouvir a recusa, ela fixou seus grandes e belos olhos em mim,
e abaixou a cabeça. Ficamos em silêncio por alguns instantes, imóveis em nossas
confusões. Quando ela novamente me encarou, soltou a corajosa e necessária
pergunta: “ você não quer namorar comigo porque sou preta, não é?’
Os conflitos raciais, são problemas que sempre estiveram presente no meio da nossa sociedade, em escolas então, existem diversos casos,que por muitas vezes são tratados como casos bem isolados, e que acabam sempre ficando na mesma, pois quase nunca se vê uma importância ao tentar resolve-los.
O racismo é uma certa forma estruturante na relação das pessoas,tanto no convívio social,convívio de trabalho ou escolar, e muitas pessoas sofrem com isso,porque o preconceito racial querendo ou não, ele existe em todo lugar.
Existem algumas pesquisas, que tentam o explicar o efeito que o racismo causa na educação das pessoas. Uma criança, por exemplo, a partir de uma idade que já começa entender bem as coisas, como nos 6..7 aninhos, se começam a sofrer preconceito, passam a ter medo de escola, e isso por muitas vezes é prejudicial a seu aprendizado.
Por meio de alguns estudos, pesquisadores já conseguiram de certa forma identificar como uma criança negra se vê, o que ela pensa sobre si, como é o convívio entre as professoras negras e seus alunos, e como os alunos tratam as professoras no caso de serem negras.
“De acordo com o texto, a escola publica ao contrario,existe exatamente para todos Sendo um centro de aprendizagem, de respeito pelas crenças alheias”. (BARROS. Roque Spencer Maciel de. Da escola Pública e da Particular. In: Diretrizes e Bases da Educação,São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1960. p. 119-123).
Relata dentro de uma sala de aula, que não existe diversidade entre raças, crenças , níveis sociais.
Segundo (“Barros Roque Spencer Maciel”) cada vez mais, a uma preocupação dos educadores em relação a dimensão considerada no universo da discussão da LDB questão da raça em sala de aula.
Dentro de uma sala de aula, o educador tem o papel de uma olhar igual para igual perante os seus alunos, dentro da identidade de cada um, diante de toda produção que existe sobre o tema no Brasil, no que se refere a raça em especial.
Mais representa um avanço a ser considerado, a total omissão no projeto apresentado pelas
...