RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE
Dissertações: RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iibbss • 7/12/2014 • 588 Palavras (3 Páginas) • 929 Visualizações
1. Como essa relação interfere (positiva ou negativamente) no desenvolvimento do processo educacional e no desempenho dos alunos?
A relação entre escola, aluno e comunidade se interagindo, terá uma importância ímpar no processo educacional, para tanto se faz necessário à busca de estratégias de ação envolvendo essa relação, na qual direção, professores, alunos e pais, assumam compromisso coletivoem prol da aprendizagem. Essa interação entre os envolvidos acontecendo é fato que os resultados serão positivos, uma vez que cada segmento terá certeza de seu papel e sua função nessa perspectiva dodesenvolvimento e da aprendizagem. Podemos também dizer que esta nova realidade, onde as relações entre a família e a escola devem proporcionar um ambiente de respeito mútuo, na confiança e naaceitação de suas peculiaridades, a participação da família pode ser benéfica para a escola por diversos motivos, dentre estes: aproximam os dois mundos, favorece a aprendizagem do jovem e as funções ficammelhores definidas. Ficando a equipe escolar com grande tarefa de mobilizar os alunos para o conhecimento, estimular as interações e as participações, promovendo valores como o respeito e a cooperaçãoatravés do empenho coletivo, o que requer a adesão de todos os envolvidos com a prática pedagógica.
2. Considerando a realidade observada e os textos que você leu, que melhorias ou mudanças você proporia?
Começaria pelos pais, se a criança não recebe educação na família, não é na escola q vai aprender, a escola passa conhecimentos, os pais devem ter a educação necessária na convivência com seus filhos, a comunidade tem escolas p adultos, assim, poderia melhorar, dar mais condições as familias, tendo convivência c outros da comunidade, podem ajudar muito a todos e principalmente as escolas, as crianças tem que ter infância e ser crianças, não passar dificuldades e ver problemas da familia, Assim não teria problemas escolares e se tornaria uma criança q se desenvolveria com senso crítico.
Avaliando a realidade observada, proporia maior interação entre os envolvidos, por acreditar que essa interação é de fato a base para o sucesso e avanços da aprendizagem, interação essa que aconteça e que cada ator assuma seu papel e compromisso. Porém nesta ânsia por ampliar as condições de melhora no processo ensino-aprendizagem, leia-se aqui conjugado com a família, é preciso que algumas atitudes mínimas sejam adotadas, as quais podem ser assim descritas:
- Promover a criação e a sustentação de um ambiente propício à participação dos profissionais da educação, os alunos e pais.
- Promover um clima de confiança entre todos os envolvidos.
- Valorizar as capacidades e aptidões dos participantes.
- Estabelecer demanda de trabalho centrado nas ideias e não em pessoas.
- Desenvolver a prática de assumir responsabilidades em conjunto.
- Enfatizar a importância dos resultados alcançados pelos alunos e manter um clima escolar positivo à solução de problemas.
- Promover a capacitação de professores e pais, mantendo-os motivados.
...