PROJETO DE INTEGRAÇÃO: ESCOLA - COMUNIDADE
Por: priscyolive • 7/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.624 Palavras (7 Páginas) • 2.891 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE(PE:IEC)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO: ESCOLA - COMUNIDADE
Priscilla Moura de Oliveira RA 1432060
Daniella Stuart Beck RA 1335360
Bertioga
2015
PRISCILLA MOURA DE OLIVEIRA
DANIELLA STUART BECK
PROJETO DE INTEGRAÇÃO: ESCOLA - COMUNIDADE
Projeto apresentado à Universidade Paulista - UNIP, do curso de Licenciatura em Letras, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade, ministrada pela Prof.ª Raquel Maia Bokums.
Bertioga
2015
Sumário
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
MÉTODO
RESULTADOS ESPERADOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A ausência de interações entre as escolas e a comunidade resulta em um sentimento de não pertencimento e indiferença. A comunidade precisa reconhecer a importância de se envolver nas ações escolares e sentir-se responsável pela escola, é tarefa da escola tornar viável esse acesso, tornando o ensino ainda mais significativo. É compromisso da escola criar um ambiente onde os alunos possam construir conhecimento, atitudes e valores, para que se tornem cidadãos críticos, éticos e participativos na sociedade. As escolas devem investir em projetos que contribuam com a cidadania consciente e responsável. A instituição escolar é capaz de promover mudanças ao envolver a comunidade nas questões educacionais. Os alunos devem entender que são seres participantes da comunidade, cidadãos. A solidariedade trabalha a formação do cidadão e faz com que ele construa relações sociais harmônicas. É tarefa da escola também promover a compreensão da realidade, fazer com que os alunos enxerguem os outros. Ajudar o próximo é um ótimo exercício para a autoestima do aluno. O trabalho coletivo que tem por objetivo ajudar o próximo em dificuldade reforça o aprendizado e faz com que o aluno sinta-se útil na formação do próximo e o quanto as mesmas são importantes para nós em momentos adversos. A prática da solidariedade promove a integridade do grupo, relações mais harmoniosas no cotidiano escolar, além da autoestima favorecida em todo grupo.
DESENVOLVIMENTO
“A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele que o faz”, já dizia sabiamente o escritor Machado de Assis no conto Almas Agradecidas. Pesquisas revelam a importância da prática da solidariedade nas escolas e o quanto é essencial os alunos praticarem desde pequeninos. Segundo Luciene Tognetta, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a solidariedade nas escolas é construída por meio do convívio social, no cotidiano, pois é no dia após dia que as crianças desenvolvem suas virtudes. Quando o professor promove diálogo entre alunos que estão conflitando no ambiente escolar, eles aprendem a olhar o outro com generosidade. Já o psicoterapeuta e educador Leo Freiman (SP), frisa a importância da família na construção desse caráter. "É preciso que a criança sinta a união de pais e irmãos e os vejam praticando a solidariedade entre eles mesmos"comenta ele. Além disso, estudos comprovam os benefícios físicos da solidariedade, a Universidade de Harvard (EUA) promoveu um estudo com cerca de 2700 pessoas, apontou que ser solidário e praticar algum trabalho voluntário é benéfico ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida."Poderíamos falar, enfim, de ensinar e tomar decisões, escolher entre múltiplas opções. Essas habilidades constituem, atualmente, uma tarefa importante na educação. Estamos diante de um grande desafio social. O desenvolvimento dessas capacidades exige praticar pequenas opções, o que demanda uma pedagogia participativa. Aprender fazendo, nos levaria a aprender a participar por meio do trabalho de equipe, dos jogos da cooperação e solidariedade, a fomentar a capacidade de relação e de escuta do outro. Em suma, a nos exercitamos na tomada de decisões com os outros, não contra eles. Desse modo, pode-se aprender a conviver, a ouvir, a estar e, sobretudo, a participar solidariamente." (Pérez, 2002, p.10). Esse contato aluno-comunidade colaborará na formação de respeito à dignidade da vida humana por parte do alunado.
MÉTODO
Buscando essa integração comunidade-escola idealizamos a Festa Junina Solidária, com ela será possível promovermos diversão e interação dos alunos e da comunidade em geral e incentivaremos a solidariedade, já que todo o lucro obtido com o evento anual será destinado a projetos sociais, comunidades carentes e melhorias em instituições que prestam serviços de assistência social, nesse ano, o evento será realizado para arrecadação de fundos para a cirurgia de uma menina chamada Laila Vitória, moradora de Santos/SP, portadora de paralisia cerebral e que necessita de uma intervenção cirúrgica que será realizada no St. Louis Children’s Hospital, que fica em St Louis-Missouri. Toda a comunidade está convidada a participar do evento solidário em prol da pequena Laila. A realização do evento será fora do horário da grade curricular. O Colégio Metodista de Bertioga abraçou a ideia e organizará o festejo. Este tem como proposta integrar comunidade e escola em um mesmo espaço físico, proporcionando um dia de lazer, cultura, educação e principalmente, cidadania. A escola deve ir além da transmissão do conhecimento, deve abranger a formação integral do aluno, inserindo-o no contexto social em que vive. Uma escola conectada à comunidade, ao mundo, como desejava o educador Paulo Freire, quando dizia: “Não sou um ser no mundo, sou um ser com o mundo”. O evento não deve ser encarado apenas como um ato de caridade. Quando o voluntariado vem de fora pra dentro, além dos aspectos de ajuda, colaboração, também enriquece as aulas, faz com que o aluno participe de experiências variadas, inovando e aperfeiçoando o conhecimento. Faz com que os alunados sejam desconectados da sociedade capitalista, que visa o lucro, a remuneração e fazem destes sua única razão de luta. No trabalho voluntário, não há busca de interesses pessoais, ele estimula a participação em sociedade e o compromisso social. A festa acontecerá no dia 11 de junho de 2015, das 14h às 22h, na própria escola. Para a realização do evento contamos com a colaboração de doações dos comerciantes e pais para preparo dos quitutes que serão vendidos durante o festejo. A divulgação será feita através de cartazes presos na entrada da escola, convites que serão distribuídos para cada aluno, a fim de que possam convidar a comunidade para participar do evento, também faremos divulgação nas redes sociais. Em todas as formas de divulgação citadas, ficará explícita a proposta do evento, as atividades típicas de festejos do mesmo tipo, além das iguarias regionais vendidas em barracas.
...