INTEGRAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE
Por: JUNIELNMORAES • 19/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.979 Palavras (12 Páginas) • 1.071 Visualizações
SUMÁRIO
RESUMO 3
SOBRE A INSTITUIÇÃO 3
INTRODUÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 5
OBJETIVO GERAL 5
OBJETIVOS ESPECIFICOS 5
METODOLOGIA 6
RESULTADOS ESPERADOS 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
SUMÁRIO
RESUMO 3
SOBRE A INSTITUIÇÃO 3
INTRODUÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 5
OBJETIVO GERAL 5
OBJETIVOS ESPECIFICOS 5
METODOLOGIA 6
RESULTADOS ESPERADOS 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
RESUMO
O presente projeto faz uma breve abordagem acerca da relação existente entre leitura, escola e cidadania, demonstrando a importância da leitura como prática social na formação do cidadão. Apresenta algumas práticas voltadas para o ensino da leitura que será desenvolvida na Escola. Enfoca o papel da leitura como fonte de informação e disseminação de cultura.
Palavras – Chave: LEITURA – ESCOLA – CIDADANIA.
SOBRE A INSTITUIÇÃO
A instituição de ensino para qual o projeto foi criado é a Escola Estadual Marçal Machado Girão.
Rua Araçá, 392
Vista Alegre – Careiro/AM
CEP. 69250-000
Telefone: (92) 3362-1124
Fax: (92) 3362-1124
Gestor: Luiz Augusto dos Santos Lima - Port. GS/SEDUC nº 193/13
Secretário: Juniel Noronha de Moraes - Port. GSE/SEDUC nº 1966/08
Email: eemmgirao@seduc.am.gov.br
Entidade mantenedora: Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas.
Foi fundada em 1982 na gestão do Governador Dr. José Lindoso, e regulamentada através do Decreto Nº 13769 de 11.03.1991. Hoje a escola está em fase de transição de gestão, deixou o cargo a Professora Pedrina Maria Brito dos Anjos, e em seu lugar a partir de 01.03.2013, assumiu o Professor Luis Augusto dos Santos Lima.
INTRODUÇÃO
“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”.
Carlos Drummond de Andrade
Este trabalho tem o intuito de aproximar a comunidade da escola que foi previamente caracterizada. A unidade escolar em questão é a Escola Estadual Marçal Machado Girão, localizada no município de Careiro-AM, no bairro Vista Alegre e tem como clientela os moradores deste bairro e outros como: Centro, Novo, Novo Horizonte e Sebastião Borges, todos ficam no entorno da escola, além de moradores da zona rural do município, que chegam à escola através do transporte escolar. O Projeto Tenda da leitura, preocupado com o desinteresse pelo habito da leitura de crianças, adolescente, pais e/ou responsáveis, visa evidenciar a real e fundamental utilidade da leitura, tendo ela princípios em salas de aula e se estendendo pela comunidade, através da leitura e interação, proporcionando assim um enriquecimento cultural e intelectual.
O projeto visa atender cerca de 850 alunos pais e comunitários, e deverá ser executado no 2º Semestre de 2013.
JUSTIFICATIVA
Ao entrevistar alunos e comunitários, pode-se perceber que muitas pessoas sentem-se diminuídas pela falta de conhecimento cultural e estão dispostas a mudar essa situação. Desta forma o presente projeto visa auxiliar, alunos e comunidade nesse problema, através de uma tenda montada no pátio interno da Escola Estadual Marçal Machado Girão, onde alunos e comunitários terão a oportunidade de se deslumbrarem, nos mais diversos livros, que estarão disponíveis na Tenda da Leitura.
OBJETIVO GERAL
Incentivar o hábito da leitura, nos alunos pais e comunitários, seja ela: em casa, na escola, nas repartições público-privadas, etc.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Aumentar a familiaridade dos alunos e comunitários com a leitura;
Desenvolver a vontade de ler e fazer dessa leitura um hábito de lazer e conhecimentos;
Despertar nos alunos e comunitários as questões: Onde? O quê? Como? E por quê ler?
METODOLOGIA
A criação do projeto Tenda da Leitura foi baseada na observação e caracterização da Escola Estadual Marçal Machado Girão, bem como nas conversar e entrevistas com alunos e moradores dos bairros sobre as expectativas em relação à escola. Entre os tantos problemas detectados precisamos citar o desinteresse pela leitura, pelo hábito de ler, compreendendo aqui, que esta é uma dificuldade nacional. Ao dia o número de leitores críticos na sala de aula diminui, e de educandos que desempenham a obra e prática da leitura com deleite.
A unidade escolar em questão já oferece aos pais, alunos e comunitários, fora do período de aula livros da biblioteca escolar. Junto a essa atitude será oferecido à oportunidade a essas pessoas de participarem do projeto Tenda da Leitura, que funcionará da seguinte forma:
Uma tenda será montada no pátio interno da escola, próximo a um jardim;
A escola juntamente com os comunitários
...