Relatório de Experimento da Inércia
Por: Tatimanteiga • 4/10/2015 • Relatório de pesquisa • 800 Palavras (4 Páginas) • 434 Visualizações
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO………………………………………………..…….2
- OBJETIVOS……………….……………………………………..….2
- MATERIAIS E MÉTODOS ………………………………………...2
- DADOS EXPERIMENTAIS E ANÁLISE………………………....3
- CONCLUSÃO………………………….…………………………....4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………..…………………..4
- INTRODUÇÃO
Este experimento serve para mostrar na prática como funciona a inércia, 1ª Lei de Newton. Serão realizados dois experimentos com o mesmo fundamento para representar essa Lei, que de maneira simples irão representar situações cotidianas.
A Lei da inércia diz que se o corpo estiver em repouso, ele permanecerá em repouso e, se o corpo estiver em movimento com velocidade constante, ele continuará neste estado do movimento.
- OBJETIVOS
Perceber a tendência dos corpos de permanecerem no estado em que se encontram, seja repouso ou movimento, quando não age nenhuma força sobre eles, ou quando a resultante das forças que agem sobre o corpo é nula.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Folha de sulfite
Régua (30 cm)
Celular
Mesa
Lápis
Métodos:
Coloca-se o lápis sobre a mesa, em posição horizontal, constatando que ele permanece como foi colocado, pois as forças que agem sobre ele (gravidade e força da mesa) tem resultante nula.
Porém, esse lápis poderá se movimentar se receber a ação de outra força (vento, empurrão, inclinação da mesa, etc.).
Coloca-se o lápis na borda da mesa e assopra-o, fazendo-o rolar. Observa-se que mesmo após a força inicial ter terminado de agir, o lápis continua rolando em linha reta, e se não houvesse atrito isso aconteceria para sempre.
O mesmo acontece quando se anda de skate numa rua horizontal, mesmo que se pare de dar impulso, o skate continua andando quase que em movimento retilíneo uniforme, não sendo assim apenas por conta do atrito.
Em seguida, coloca-se uma folha sulfite sobre a mesa e, sobre ela, o celular. Movimentando-se a folha, a força do agente incide sobre o celular através do atrito, e o celular acompanha o movimento do papel.
Diminuindo ao mínimo a força de atrito que age sobre o celular, elevando consideravelmente a velocidade com que se movimenta a folha, e folha se deslocará do lugar, porém, o celular continuará onde estava.
Coloca-se uma das extremidades da folha de sulfite na beira da mesa. Põe-se o celular em cima desta, segurando a outra com a mão, dando em seguida uma pancada violentas com a régua sobre a parte da folha que esta entre a mão e a mesa, observando que sobre o celular não age praticamente nenhuma força, ficando este na situação em que se encontrava.
- DADOS EXPERIMENTAIS E ANÁLISE
A inércia é uma propriedade geral da matéria pela qual uma partícula, na ausência de forças ou submetida a uma força resultante nula, permanece em equilíbrio.
...