TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "O homem que virou suco"

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

O tema foco do filme é a exploração de mão de obra nordestina, e mostra um exemplo de exploração, no caso, a história de Deraldo, paraibano, que veio para São Paulo sem nenhum documento, para tentar ter uma vida melhor, e diferentes de muitos nordestinos que vem para São Paulo, e apesar de não possuir documentos, sabe lês e escrever, tendo até livros de cordel no qual vende no centro da cidade. O sonho do paraibano é ser um poeta de sucesso.

Com José Dumont (em papel duplo), fala sobre a exploração da mão-de-obra dos migrantes nordestinos, em especial, de Deraldo, paraibano que veio para São Paulo tentar a vida, apesar de não ter documento nenhum. Diferente da maioria dos migrantes, Deraldo sabe ler e escrever e vende seus livros de cordel no centro da cidade. Sonha tornar-se um escritor e poeta de sucesso. 
Deraldo vê sua vida completamente modificada quando é confundido com um assassino, que mata o patrão na festa em que recebe o título de operário-padrão. 
A partir daí, ele perde totalmente sua vida, passando a fugir sempre que é reconhecido nos subempregos que consegue arranjar: construção civil, serviços domésticos e metrô. Passa a viver num mundo no qual ele nunca pensou em participar. Passa por várias humilhações, mas não se deixa abater. Quando sente que sua esperança está abalada, ele só vê uma saída: procurar o sósia assassino. Nessa procura, sente ainda mais na pele a maneira como o homem está sendo esmagado pela sociedade industrial, que trata os operários de maneira quase sub-humana. 
Por fim, consegue localizar o sósia assassino, provar que é inocente e escreve um folheto que dá título ao filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com