Resenha: O que é científico?
Por: Joelice Neves • 15/3/2016 • Resenha • 596 Palavras (3 Páginas) • 632 Visualizações
ALVES, Rubem. O que é científico? São Paulo: Loyola, 2007.
Introdução
O objetivo da ciência é buscar respostas para as coisas que podem ser conhecidas cientificamente, porém tem coisas que ela não consegue explicar mesmo sendo reais, como por exemplo, os sentimentos.
Redes e peixes
O científico parte daquilo que se pode ver e comprovar concretamente, é comparado a uma pescaria, por isso, torna-se algo limitado no seu rio do saber a ponto de que não deve ter nenhum tipo de mudanças, quando mais estático melhor e o que não pode ser conhecido pela rede da ciência , é algo inaceitável.
A mente é um estômago
O autor faz uma analogia, assim como o estômago digere o alimento, a mente guarda conhecimento para depois serem digeridos e expandidos pela memória, porém, a ciência não é capaz de digerir todos os tipos de informações que lhes são dadas, se não chegar ao seu alcance não é científico.
Jogos de palavras
A filosofia não é passar ideias já existentes e sim, conseguir formular suas próprias. Esse conhecimento é montado a partir de um olhar crítico e reflexivo onde não se permite que a inteligência fique presa apenas a um ideal, ao contrário, a ciência baseia-se em regras focadas em um determinado conhecimento, formulando assim o “não é científico” daquilo que não é conhecido.
O cientista fala
A ciência a partir do conhecimento e de suas teorias mostra por meio de palavras o que é verdade e que pode ser comprovado ou evidente. Assim sendo, sua linguagem pode ser entendida como certa ou errada no ponto de vista filosófico, o que é válido na ciência pode não ser na filosofia.
Dogmas
Uma pessoa que está convicta de um saber é ingênua ao acreditar que existe uma única verdade, pois tudo está em constantes mudanças e podem sofrer transformações. Apesar de a ciência afirmar que não possui dogmas ela está sendo pretensiosa mesmo sabendo que algumas coisas não são totalmente concretas, ela quer mantê-las como verdade.
Muitas linguagens
O autor afirma que a ciência é um jogo com regras preestabelecidas e predefinidas, tendo assim uma visão e usando a mesma como sempre a exata. Se não for usada como dogma, certamente a ciência terá maiores importâncias nas revoluções para melhorar a vida em sociedade.
Sofrenômetro
A ciência se preocupa em tornar a vida do homem mais produtiva e confortável, porém não entende a relação entre o homem e os objetos, não tem uma explicação concreta sobre os sentimentos.
O prazer
A construção do piano, assim como a ciência baseia-se na matemática para trabalhar o espaço físico e com isso, a qualitativa não é bem aceita por não poder ser medida com números ou experiências.
Parecer crítico
O livro é muito bom, pois trata de um assunto interessante e discutido no mundo inteiro, o conhecimento científico, e o que não é reconhecido pela mesma chama-se senso comum. A ciência nos trás muitas facilidades e comodidade na nossa vida, tornando-nos cada vez mais independentes, mas apesar de seus pontos positivos não devemos confiar cegamente, pois ela pode ser mudada a partir das constantes mudanças da realidade. A técnica de leitura, fichamento, resumo, pesquisa e resenha são ferramentas de grande importância para facilitar a elaboração de textos científicos, os mesmos têm por objetivo passar orientações metodológicas para aqueles que estão iniciando a carreira acadêmica, possibilitando assim, a produção científica de forma originária, para que não seja simples do saber já posto. Como futuros nutricionistas partimos do senso comum, mas que o mesmo deve ser derrubado a partir dos estudos, essa busca vai nos permitir chegar a um conhecimento científico que nos auxilie na compreensão da realidade para solução de casos dos pacientes.
...