Romance Romântico no Brasil
Por: Graziane Santos • 16/10/2016 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................3
2 CONTEXTO HISTÓRICO................................................................................4
3 PERIODO DE DURAÇÃO E INFLUÊNCIAS..................................................4
4 PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS................................................................4
5 CARACTERISTICAS.......................................................................................5
6 CONCLUSÃO..................................................................................................6
7 REFERÊNCIAS...............................................................................................7
Introdução
Este trabalho de como objetivo aprofundar nosso conhecimento em uma parte importante da literatura, que é o Romance Romântico. Para isso temos que comentar sobre o contexto histórico, período de duração, influências, principais obras e autores, e suas características. As informações foram encontradas em sites disponíveis na internet.
Sendo este trabalho uma exigência da disciplina de Literatura, lecionada pela professora Cristiane.
Contexto Histórico
O romance se tornou conhecido no Brasil por meio de folhetins, que eram publicações diárias publicadas em jornais, que eram capítulos de uma obra com o desenrolar lento. O romance dos folhetins estruturou-se para que os leitores se identificassem com os personagens. Várias características dos folhetins podem ser comparadas as novelas atuais.
O autor ao escrevê-los eram submetidos a exigência dos leitores, tanto que o francês Eugene Sue ressuscitou um de seus personagens, pois o público não havia se conformado com sua morte.
Na época, os leitores dos folhetins eram em maior parte composto por mulheres e jovens, pelas mensagens libertadoras e sentimentais, acatavam como luva as necessidades desse público, que vivia em uma sociedade com regras intolerantes sobre uma economia culturalmente arcaica.
Período de Duração e Influências
O Romance Romântico tenta responder as exigências de seu público do fim do século XVIII até o início e início do século XIX.
No Brasil, ele se influência pelo fim dos ditames coloniais. Até a primeira metade do século XIX, o brasileiro era extremamente da cultura que era ditada por Portugal.
O estilo surgiu do amadurecimento do sentimento nativista que impõe o descobrimento de uma literatura relacionada com a nova realidade. E então, a partir de 1822, com a euforia da Independência, surge a criação de uma cultura genuinamente nacional.
Principais Autores e Obras
- Joaquim Manuel de Macedo
É o fundador do romance brasileiro, com A Moreninha. Praticamente todas as histórias se passam no Rio de Janeiro e os personagens encontram obstáculos no caminho do amor.
Em seus romances, a classe social que mais se favorecia era a média, destacando os jovens. Tratava-se de uma linguagem simples, narrativa leve e histórias de amor e mistério. Dentre os principais romances estão: A moreninha; Memórias do sobrinho de meu tio; A luneta mágica.
...