Sequencia Didatica
Monografias: Sequencia Didatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: azumi • 4/11/2014 • 2.441 Palavras (10 Páginas) • 413 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ARTES E LETRAS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PRODUÇÃO DO GÊNERO POESIA
Autores: Janaína oliveira
Gecita Sales
Ednilson Cardoso
Trabalho apresentado à disciplina D.L.M. II, como requisito avaliativo do curso de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa com Habilitação em Língua Francesa Universidade Federal do Amapá, turma Letras-Francês 2012.1, orientado pela docente Josenir Sousa.
Macapá- 2014
MÓDULOS DE ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL POESIA
Introdução: Este trabalho tem como finalidade trilhar pelos caminhos da sequencia didática, para Dolz (2011) uma sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito, sabe-se que existe uma variedade de gêneros a serem explorados, mas a poesia foi o gênero escolhido por ser um gênero pouco explorado nas escolas, e será trabalhado sequencialmente e didaticamente, o aluno terá uma melhor visão na compreensão desse gênero, tipológico, na visão de Dolz criar contextos de produção, efetuar atividades ou exercícios múltiplos e variados dará uma produção melhor para se compreender um gênero.
MÓDULO 0: APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO A SER TRABALHADA.
Objetivo Geral: Proporcionar condições para que os alunos desenvolvam a compreensão através do gênero poesia, reconhecer gêneros diversos e seu uso social, desenvolver estratégias para a produção (do gênero selecionado). No decorrer dos módulos serão apresentadas atividades para a melhor absorção dos conteúdos apresentados para os alunos, e propostas atividades para a produção e em seguinda publicação das poesias produzidas pelos alunos. Apresentar aos alunos o gênero poesia e suas diversas temáticas, esferas e suportes dentro da sociedade, seus contextos e funcionalidades.
Capacidades Gerais:
Saber identificar o gênero que está se estudando;
Favorecer aos alunos as capacidades de produção do gênero estudado
Refletir sobre a natureza e o funcionamento da linguagem e, em especial, sobre a língua portuguesa.
Resgatar o contexto de produção (contexto histórico, função social, esfera discursiva, suporte, autor do texto
Capacidade de definir o contexto de produção do texto (esfera e suporte)
Reconhecer as relações de intertextuais que possibilitam a construção dos sentidos dos textos.
Ativação de conhecimentos prévios acerca do gênero selecionado
Promover a produção escrita a partir das discussões acerca do gênero selecionado
Levantamento e checagem de hipóteses
MÓDULO 1: APRESENTAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL POESIA
Objetivos: Conhecer o gênero textual poesia, bem como suas particularidades.
Capacidades
Conhecendo o gênero Textual poesia
Segundo os autores Amaral, Antônio e Ferreira (1994), A poesia não está apenas nas páginas dos livros. Está, também, nas coisas. No vivido descobrimos poesia nas coisas. Reconhecemos- e criamos- poesia nas relações com os outros. Com os bichos, com as plantas, com o cosmo. A poesia faz parte do reconhecimento das significações do mundo. Faz parte das significações com o que fazemos o nosso mundo. Apesar disso, é no poema que a poesia se realiza, com a sua natureza de palavra de verbo encarnado. As palavras poéticas tem carne e sangue, poema tem uma força mágica de evocação, desperta ressonâncias não esperadas, chama as viagens pela memória e imaginação.
Poema: Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor. O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema. O poema é um mundo feito de palavras. Não apenas para comunicar sobre algo exterior, mas as palavras arquitetadas de um outro módulo, confabuladas pelo som, pelo ritmo, pela estrutura, pela imagem, pelo significado. As palavras redescobertas. Recomeçadas. As outras faces, secretas. (Emília Amaral).
Rima: Os versos de uma estrofe podem estar rimando entre si em diversas combinações possíveis, como o primeiro rimar com o segundo, o primeiro rimar com o terceiro, o primeiro com o quarto, o segundo com o terceiro, e o segundo com o quarto.
Motivo
Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa
Não sou alegre nem sou triste:
Sou poeta.
Irmão das coisas fugidas
Não sinto gozo nem tormento
Atravesso noites e dias
No vento.
Se desmorono ou se edifício,
Se permaneço ou me desfaço
- não sei, não sei. Não sei se fico
Ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada .
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.
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