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Trabalho Língua Portuguesa - Barroco e Arcadismo

Por:   •  25/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  50 Visualizações

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ESCOLA ESTADUAL ARLINDO DE ANDRADE GOMES

Hevellyn Cardoso Pinheiro Braga

BARROCO E ARCADISMO

Campo Grande

2023

Hevellyn Cardoso Pinheiro Braga

BARROCO E ARCADISMO

Trabalho referente à disciplina de Língua Portuguesa, o qual busca apresentar minha pesquisa referente ao tema.

Campo Grande

2023

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO……………………………………………………………………3

2 O BARROCO……………………………………………………………………..4

2.1 Principais características……………………………………………………...4

2.2 Principais autores………………………………………………………………5

2.3 Interpretações sobre o Barroco……………………………………………….5

2.4 O fim……………………………………………………………………………...6

3 O ARCADISMO……………………………………………………………………7

3.1 Principais características……………………………………………………….7

3.2 Principais autores……………………………………………………………….8

4 CONCLUSÃO……………………………………………………………………...9

5 REFERÊNCIAS…………………………………………………………………..10

1 INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, é necessário conceituarmos o que de fato Barroco e Arcadismo são e do que fazem parte. A princípio, Barroco e Arcadismo são escolas literárias. Escolas literárias caracterizam-se por serem o conjunto de manifestações literárias e artísticas de uma determinada época, que dependem, entre outros aspectos, do momento histórico. Logo, elas estão ligadas ao modo como esses determinados períodos estão divididos.

De modo geral, existem ao todo 14 escolas literárias, das quais somente duas são o foco desta pesquisa, como já mencionadas, o Barroco e o Arcadismo. De maneira cronológica, o Barroco antecede o Arcadismo, sendo o último decorrente da oposição ao estilo Barroco, indo de encontro à uma oposição entre as características de ambos.

 


2 O BARROCO

O Barroco surgiu junto à Contrarreforma, que foi uma reação da igreja católica ao Antropocentrismo, buscando retomar sua força anterior, na Europa durante o século XVII. Ao mesmo tempo nasce a Companhia de Jesus, que tratava do envio de pregadores da palavra de Deus às colônias, na tentativa de doutrinar a população com os conceitos da Igreja Católica. Logo, ocorre a retomada das ideias teocentristas, em oposição ao antropocentrismo vigente até então.

Já no Brasil, as primeiras aparições aconteceram durante os séculos XVII e XVIII, mais precisamente no ano de 1601, quando ocorre a publicação da obra "Prosopopéia", de Bento Teixeira, marcando o início da primeira escola literária até então presente em nosso país. Em nosso território, o Barroco marca presença desde 1601 até meados de 1768, momento no qual ocorre o declínio do mesmo.

2.1 Principais características

As principais características do Barroco estão diretamente ligadas à informalidade, irracionalismo, pictórico, fusionismo, contraste, desproporção, deformação, acúmulo, excesso, exuberância, dinamismo, incongruência, dualidade, sentido dilemático, gosto pelas oposições, angústia, jogo de palavras junto ao jogo de ideias, niilismo temático e horror do vácuo.

Ao analisarmos o contexto histórico no qual estava inserido, chegamos à conclusão que definitivamente ele esteve muito ligado aos ideais católicos e principalmente à Igreja Católica. A proximidade do Barroco com a religiosidade medieval explica-se pelo fato de que a Igreja, consciente da perda de muitos de seus fiéis com a Reforma Protestante de Lutero, desejava recuperar e resguardar seu “império”. Com isso, as artes, tanto a literatura quanto a pintura, tornaram-se o grande foco da Contrarreforma, que pretendia educar e moralizar os fiéis para que eles não se afastassem dos valores católicos.

É perceptível a dualidade no Barroco, fusão entre certo x errado, céu x terra, fé x razão, corpo x alma; Assim como sua principal divisão, Cultismo e Conceptismo. No Cultismo (ou gongorismo) preocupa-se em COMO está sendo dito (ou jogo de palavras), já o Conceptismo (ou quevedismo) preocupa-se com O QUE está sendo dito (ou jogo de ideias).

2.2 Principais autores

No Brasil, o Barroco (1601-1768) foi inaugurado pelo livro Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira (1561-1618). No entanto, os principais autores desse estilo no país são Gregório de Matos (1636-1696) e o Padre António Vieira (1608-1697). Ambos foram extremamente importantes para a incrementação do estilo Barroco no Brasil.

Enquanto exímio poeta, Gregório de Matos focou em produzir seus poemas ligados a temas como o horror do pecado, a ameaça do inferno e a humilhação do homem perante Deus. Esteve mais ligado ao jogo de palavras, ou cultismo, tornando-se conhecido por sua obra “Boca do Inferno”, devido à sua forma um tanto grosseira e dura de se expressar. Além disso, sua escrita era repleta de crítica social. A consciência do pecado, o arrependimento e a busca do perdão divino estão em grande maioria presentes em suas obras.

Pregador da Companhia de Jesus que exerceu intensa atividade como missionário no Brasil, nas diversas vezes em que aqui esteve, chegando a ser perseguido pela Inquisição por suas ideias favoráveis em relação aos judeus, o Padre António Vieira no fim da vida, dedicou-se a compilar os sermões que havia pronunciado. Ligado ao Conceptismo, ou jogo de ideias, buscou dividir seus sermões em quatro partes: Apresentação do tema, invocação/bênção, argumentação/jogo de ideias e conclusão. Seus sermões exemplificam perfeitamente a arte Barroca da Contrarreforma.

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