ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
Por: AndreiaRinaldi • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 1.654 Visualizações
O foco da ética é a preocupação com a felicidade do ser humano individualmente falando, já a política deveria se preocupar com o bem estar coletivo da população.
Ética e política são ações que se elucidam pela ação de acordo com Aristóteles. Só conseguiremos ser éticos se agirmos sempre eticamente e não somente quando nos convier. Podemos dizer então que a política deve sempre estar em busca de meios, formas de governar, instituições que possam propiciar esse bem estar coletivo ou felicidade como também conhecemos.
É um pensamento lindo e que vemos que muitos políticos se empenham ao máximo e mostrar para uma boa parcela da população que existe a tal felicidade coletiva, principalmente se levarmos em consideração a quantidade de bolsas que são distribuídas (escola, família, presidiário, entre outras) de forma a criar a sensação em muitos que a felicidade existe, afinal pago meus impostos, pra que vou me empenhar em me capacitar, em trabalhar se o governo me “devolve” os impostos que pago.
A corrupção atinge a todos, não importando de quem foi o voto, se foi consciente ou não nas eleições, se paga os impostos. É comum o povo brasileiro associar a falta de ética a políticos e política na maior parte do tempo. Mas não podemos deixar de pensar que queremos cobrar, mas quando tentamos ou simplesmente nos beneficiamos de algo a partir do "jeitinho brasileiro", que se tornou uma prática mais do que comum em nosso país, também estamos faltando com a ética e porque não sendo corruptos também.
A percepção de ética no Brasil é vista de uma forma bastante alterada. Atos como jogar lixo na rua, ou similares são práticas comuns e que já fazem parte dos nossos hábitos, se fixaram como raízes e deterioram a ética nacional em todas os níveis de nossa sociedade.
Todo o processo de mapeamento e combate da corrupção é árduo, mas fundamental se desejamos eliminá-lo.
Mas devemos ter em mente que não é apenas obrigação do Poder Público realizar a fiscalização das práticas de corrupção, visto que, assim como na pólis para Aristóteles, a concepção de ética na administração pública também é de essencial relevância para que possamos conquistar o que chamamos de “busca pela felicidade”, que para os brasileiros pode ser caracterizado por intermédio de ações mais transparentes por parte do poder público, um melhor e mais justo uso dos recursos disponíveis, sendo que este é um dos ensinamentos que a sociedade busca atingir para a concepção de valores éticos.
Portanto, podemos olhar a ética, não somente como a preferência por condutas positivas, uma vez que a negligência no agir, para a sociedade, também causa circunstâncias negativas e favorece a disseminação da corrupção.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 6ª ed. Editora revista dos tribunais, São Paulo, 2008.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2005.
ARISTÓTELES. Política . São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BITTAR,
...