Os deveres do assistente social, etica e meio ambiente
Por: celo281 • 16/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 442 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
TRABALHO CURSO SERVIÇO SOCIAL
Código de Ética do Assistente Social:
Refletindo sobre a postura profissional crítica e consciente sobre sustentabilidade e deveres do assistente social.
PORTO ALEGRE, OUTUBRO 2014.
Introdução
Nesse trabalho falaremos do papel do assistente social diante da ética e deveres perante a busca de uma sociedade consciente. Onde zela pela família e suas crenças que favoreçam para sua estabilidade social, estimulando assim sua participação individual, grupal e comunitária para um processo de colaboração para uma melhora no desnível social.
Todos têm direitos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, em de uso comum, essencial á uma boa qualidade de vida. No entanto cabe ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para os presentes e futuras gerações
Resumo
Para construção de uma sociedade justa devemos, como um todo ter consciência de sustentabilidade para o futuro de todos, onde precisamos de ações para que todos tenham ciência de seu papel como cidadão preservando assim um mundo melhor e mais justo para todos.
O papel do assistente social baseia-se na elaboração de ações conjuntas com a sociedade, conscientizando a sociedade como um todo na busca de uma equidade e justiça tanto ambiental quanto social. Respeitando todo e qualquer tipo de crença, zelando a integridade de todos.
Os deveres do assistente social e da ética e meio ambiente, para uma cidade sustentável.
Para construção de uma sociedade justa o assistente social deve assumir uma postura ética ao desempenhar suas funções, respeitando a dignidade humana.
No exercício de suas funções o assistente social tem o dever de respeitar as posições filosóficas, politicas e religiosas de todas aquelas pessoas a quem se destinam suas atividades.
O assistente social tem de zelar pela família, que e a base da sociedade, defendendo seus direitos contribuindo nas ações que favoreçam a sua estabilidade e integridade. Ele deve ser acima de tudo um profissional responsável que contribua para o bem comum, e contribua para que o máximo de pessoas seja alcançado, tendo acesso aos direitos que lhe são garantidos para isso o profissional deve colaborar com os poderes públicos para prevenção desses direitos e bem comum, dentro dos princípios democráticos, lutando para o estabelecimento de uma ordem justa.
Deve-se pautar profissionalmente sempre a favor da verdade conforme estabelecem os princípios éticos e a lei penal. Espera-se ainda que o assistente social estimule a participação individual, grupal e comunitária no processo de desenvolvimento, contribuindo para a correção dos desníveis sociais.
Quanto ao comprimento de seus deveres cívicos, colaborará nos programas nacionais e internacionais, que se destinem a atender as reais necessidades da melhoria das condições de vida para a sua pátria e humanidade o profissional deve cumprir e respeitar a justiça em todas suas formas: comutativa, distributiva e social, lutando para seu cumprimento, dentro dos princípios da fraternidade, tanto no plano internacional como no nacional. É um profissional comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e luta para garantia dos direitos humanos e universais; trabalha com projetos profissionais coletivos e compromissos em varias politicas sócias como: saúde, educação, previdência, habitação lazer assistência social e justiça.
Busca-se um profissional que se aperfeiçoe sempre e respeite as normas éticas das outras profissões, sempre em busca da justiça social.
A profissão esta sempre inserida nos contextos sociais, na contemporaneidade, há varias preocupações, dentre elas destaca-se a preocupação com o meio ambiente, sendo a falta de conscientização, o fator agravante. OS efeitos climáticos estão em pleno desenvolvimento, e ainda assim ignorados por boa parte da população, o homem faz queimadas, devasta floresta, contamina riachos, sem levar em consideração o poder de destruição das suas ações ao meio ambiente, não podemos deixar de mencionar o estrago deixado pelo desenvolvimento tecnológico e industrial de uma sociedade capitalista onde se visa apenas o lucro. O assistente social entra nesse contexto, como um critico, buscando alternativas saudáveis para o desenvolvimento sustentável.
Todos têm direitos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, em de uso comum, essencial á uma boa qualidade de vida. No entanto cabe ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para os presentes e futuras gerações.
O assistente social assim como qualquer outro cidadão tem o dever de contribuir para a superação dos desafios da sustentabilidade do nosso planeta. Portanto, o profissional deve pautar suas ações sempre em benefícios da integridade da sociedade, assim como ajudar os sistemas ecológicos da terra. Para isto deve-se adotar medidas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e responsável. Um dos mais importantes princípios que o assistente social deve considerar no exercício de sua profissão é a justiça social e econômica. Onde o profissional deve agir de maneira ética para minimizar as diferenças sociais existentes. Ele deve assegurar a igualdade dos direitos a educação, saúde, oportunidade econômica e a assistência social. Podemos destacar o direito das mulheres, eliminando toda e qualquer forma de violência contra ela, assim como sua participação em todos os aspectos da vida econômica politica, civil, social e cultural. Também se deve defender sem discriminação os direitos de todos os cidadãos, sem distinção de raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma ou origem nacional, étnica ou social.
...