Açúcar orgânico x Açúcar convencional
Por: taihpereira • 14/3/2019 • Resenha • 546 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
Para que o alimento comercializado possa ser denominado orgânico, ele deve portar o selo que garante que foi certificado através de auditoria sobre a produção. Para isso, deve respeitar todos os requisitos descritos na lei nº 10.831, de 2003. Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária aquela em que se adotam técnicas específicas, com otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, com objetivo de sustentabilidade econômica e ecológica, maximização dos benefícios sociais e minimização da dependência de energia não-renovável.
A produção de alimentos orgânicos tem se desenvolvido ao longo dos anos, atendendo a alta do mercado. Porém, quando se trata do açúcar orgânico sua representatividade se comparado ao açúcar convencional é muito baixa.
A diferença entre o açúcar convencional e o orgânico é a forma de produção agrícola, que garante que o açúcar refinado orgânico está livre de agrotóxicos e foi produzido levando em consideração todas as normas que garantem a sustentabilidade, maximização dos benefícios sociais e minimização do uso de energia não-renovável, assim como a utilização de substâncias tóxicas ao solo, alimento, produtor e consumidor.
PLANTIO
Açúcar orgânico: No plantio da cana não podem ser utilizados fertilizantes químicos e a colheita deve ser feita com a cana crua, ou seja, sem que seja queimada.
[pic 1]
Açúcar convencional: Uso de fertilizantes, e em casos de colheita Manuel é feita a queima.
Na Indústria
Açúcar orgânico: Na indústria, o processo de fabricação é basicamente o mesmo do açúcar convencional. Porém, só pode ser utilizada cal hidratada ou cal virgem no processo do tratamento do caldo e são proibidos o uso de polímeros sintéticos, enxofre e fonte de fósforo.
Açúcar convencional: O Cal comum é utilizado para coagular parte do material coloidal, precipitar as impurezas e elevar o pH para valores neutro. O uso do enxofre como um dos agentes de branqueamento do açúcar.
[pic 2] [pic 3]
CURIOSIDADES
- O consumo de alimentos orgânicos contribui para a redução na incidência de patologias associadas ao elevado consumo de agrotóxicos, como doenças neurológicas e câncer. Para a redução de doenças crônicas não transmissíveis que podem ser causadas pelo alto consumo de açúcar, deve-se reduzir o consumo total deste macronutriente. Mesmo que oriundo de rapadura, mel, melado, açúcar mascavo, demerara, cristal, refinado, de coco etc.
- Os custos para produção do orgânico são, em média, 15% a 20% mais caros do que o branco tradicional, em face da maior dificuldade operacional para sua fabricação e do manejo da lavoura. Para obtenção do açúcar orgânico, o diferencial de custos começa na lavoura, pois produtos químicos são proibidos para o cultivo da cana, sendo necessária a aplicação de adubos orgânicos.
-Os produtos orgânicos podem ser mais caros devido ao fato de que o produtor se preocupa com a preservação do meio ambiente e tem compromisso com a qualidade de vida de seus empregados. A oferta em relação à procura por produtos mais saudáveis também eleva o preço no mercado.
...