A ÉTICA EM CENTROS DE ESTÉTICA
Por: ANGELICAM2003 • 13/5/2015 • Relatório de pesquisa • 922 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DOENÇAS DE PELE 5
3 CONDUTA E TRATAMENTO 6
3.1 OPINIÃO SOBRE ÉTICA..................................................................... 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
ANEXOS 10
ANEXO A – QUESTIONÁRIO 11
ANEXO B – CÓDIGO DE ÉTICA 12
1 INTRODUÇÃO
No dia a dia de um centro estético, o profissional depara-se com algumas situações que exigem um comportamento ético e uma conduta profissional clara, objetiva e, em alguns casos, um comportamento até mesmo fraternal.
No trabalho a seguir, descrevo as doenças mais comuns relatadas pelos entrevistados, a sua conduta ética e profissional frente a cada uma das situações, os procedimentos a dotados, bem como uma visão geral sobre a opinião dos entrevistados sobre a importância da ética na sua profissão.
2 DOENÇAS DE PELE
Nas entrevistas realizadas, as doenças mais comuns no trabalho dos profissionais entrevistados são a acne, a psoríase, o câncer de pele e o mais procurado para tratar é o envelhecimento cutâneo.
Acne é uma afecção dermatológica que atinge o conjunto pilossebáceo. Sua gravidade é variável.
A psoríase é uma doença eritemato-escamosa (plana ou pontiaguda) ou pápula-escamosa comum de etiologia desconhecida. Afeta a pele, unhas e cabelos. A psoríase manifesta-se em surto que exacerba e regride em intensidade durante toda a vida e não é contagiosa.
O Câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Os vários tipos de câncer de pele representam juntos cerca de 60% de todos os tipos de cânceres, em ambos os sexos, mas apenas 3% das mortes. Cerca de 75% das mortes por câncer de pele são causadas por melanoma.
O envelhecimento cutâneo depende de fatores genéticos e hereditários. Durante este processo, a pele perde a tonicidade e o brilho, principalmente pela diminuição da produção de colágeno e elastina, além dos fatores externos que aceleram o envelhecimento como exposição indevida ao sol, fumo, estresse, obesidade, sedentarismo, álcool e poluição, que favorecem em muito o surgimento das rugas.
3 CONDUTA E TRATAMENTO
Os entrevistados descrevem uma preocupação de mulheres na faixa etária dos 20 aos 80 anos com a beleza do rosto, ou seja, o envelhecimento cutâneo. Dentre as doenças relatadas mais comuns no dia a dia dos centros estéticos, estão a acne e o envelhecimento cutâneo.
Para acne a conduta dos profissionais no primeiro momento, consiste em uma avaliação detalhada do paciente/cliente, informando a ele que a escolha do tratamento depende da fase da acne e, que cada paciente responde diferente aos diversos tratamentos existente, sendo necessário se for o caso consultar um médico dermatologista. Dos tratamentos relatados descrevem o Peeling químico (pode ser superficial, médios ou profundos, de acordo com a profundidade que se deseja atingir sobre a pele); Laser (a bactéria propioniumbacterium acnes, presente nos quadros de acne, é extremamente sensível a esta luz, sendo destruída após aplicações repetidas); Argiloterapia (poder anti-flamatório, anti-fugicida, desentoxicante nutre a pele e cicatriza as lesões);
Drenagem linfática Manual (possibilita neutralizar os efeitos dos métodos de extração, desta maneira, o aumento da circulação sanguínea periférica deixa de ser um empecilho, mas traz benefício pela maior velocidade de trocas sem aumento do volume de líquido melhora a inflamação principalmente em acnes internas);
Cauterizador (acelera a cicatrização da acne com propriedade anti-bacteriana);
Ionização (aplicação de corrente galvânica, através da eletroterápia para melhor absorção dos principios
...