A Ética, o ambiente e a Agricultura
Por: Fernanda Carvalho Barros • 15/5/2020 • Artigo • 294 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
A Ética, o ambiente e a Agricultura
[pic 1]
Ética pode ser definida como um conjunto de princípios e valores que norteiam a conduta humana na busca de um bom funcionamento e equilíbrio da sociedade. A ética com o ambiente começa pelo reconhecimento do valor da natureza na preservação de todas as formas de vida. Os amadores e profissionais devem reconhecer que a natureza possui a qualidade fundamental de possibilitar a vida humana em harmonia com a fauna, flora e o ambiente físico.
A importância da variedade das espécies animais e vegetais, da vida selvagem, do ar puro e da água limpa é inegável. A ética com o ambiente trata do reconhecimento que a natureza possui a qualidade de garantir nossa sobrevivência e o nosso desenvolvimento. É fato que sem a ajuda da natureza todos morreríamos.
Atualmente devemos reconhecer que pela falta de ética abalamos as nossas relações com a natureza negando veemente a sua ajuda. Na agricultura, erosão, compactação, assoreamentos, contaminação de mananciais e perda de biodiversidade comprovam que nossas relações com a natureza não anda bem. Já é tempo de rever as estruturas que sustentam as relações dos agricultores com a natureza.
As instituições de pesquisa, extensão e ensino podem rever e realçar os valores culturais para abrir ou retomar um caminho onde as ideias de que é possível produzir uma agricultura que caiba todas as formas de vida fiquem arraigadas nos sistemas de produção. Os problemas ambientais nas propriedades agrícolas brasileiras tem origem imediata nas formas de ocupação das terras, na qualidade da proteção dos ambientes naturais e no cotidiano das atividades produtivas. Assim, através de valores éticos ambientais realçados por todos os cantos do país talvez poderemos abandonar metodologias antigas e ultrapassadas e reorientar as ações e relacionamentos das atividades agrícolas com a natureza.
...