GESTÃO AMBIENTAL DE ATIVIDADES RURAIS: Estudo de caso em Agroturismo e Agricultura Orgânica
Por: Kelly Kayser • 20/10/2017 • Resenha • 973 Palavras (4 Páginas) • 455 Visualizações
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA - SEI
FACULDADES DE ITAPIRANGA - FAI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE DOS NEGÓCIOS
PROFESSORA: ROSI PRESTES
PERÍODO: 4º SEMESTRE
ACADÊMICO: ANGÉLICA BRANCALIONE, JANICE HENN, KELLY KAYSER, LETICIA LENKNER E ROSELI WINK KLEIN
ANÁLISE DE ARTIGO
GESTÃO AMBIENTAL DE ATIVIDADES RURAIS:
Estudo de caso em Agroturismo e Agricultura Orgânica
O meio rural não é especialmente mais agrícola, pois as pessoas estão criando novas alternativas com demandas diferenciadas, assim acabam agregando serviços as cadeias produtivas, abrindo novos espaços para o empreendimento. Com todas essas possibilidades de recursos temos que cuidar os impactos que possam causar ao meio ambiente.
Por isso essa análise vem com a proposta de as organizações participarem da gestão ambiental e territorial, buscando sempre avaliar o grau de risco, e o lado sustentável da agricultura, e seus manejo e ampliando sua produtividade, e o mais principal a qualidade do meio ambiente. Então esse trabalho apresenta dados de uma avaliação ambiental pelo agroturismo, e agricultura orgânica.
Com o intuito de implementar a gestão Ambiental acabou promovendo e desenvolvendo um sistema de AIA, onde acabam permitindo a avaliação de diversas atividades na propriedade rural, inclui indicadores aos aspectos ecológicos, econômicos, acaba facilitando a detecção de pontos críticos da corrupção, assim expressão resultados numa forma simples e direta para os agricultores. Apesar de se ter amplo variedade de métodos pois ainda não se encontra um método especifico atendesse todos em especifico, por isso se optou por um campo de apoio novo rural.
Percebe-se que para se ter um ambiente adequado para se plantar e se ter agroturismo precisamos ter muito cuidado com nossas atitudes em relação ao meio ambiente, cuidar muito com os agrotóxicos, sempre buscando proteger a saúde das pessoas envolvidas. Por isso foi implantado o APOIA-NovoRural, que veio no sentido de melhorar o desempenho ambiental das atividades rurais e promover seu desenvolvimento sustentável.
O meio rural ainda oferece renda e emprego para muitas famílias brasileiras, mas com a escassez de mão de obra qualificada gerou uma boa oportunidade para quem estava disposto a aprender e inovar foi ali que muitas propriedades rurais resolveram investir no agroturismo e agricultura orgânica.
Devido ao rápido aumento nos setores citados acima foi preciso qualificar os donos/gestores dessas propriedades e incentiva-los a implantar em suas lavouras medidas de preservação do solo e minimizar o impacto ambiental. Pensando nisso foram criados vários programas destacando-se o programa de APOIA-NOVO RURAL, esse programa tem como principal objetivo avaliar o índice de impacto ambiental da atividade rural.
A aplicação do Sistema APOIA-NOVO RURAL é composto por diversas etapas são elas: Identificação da propriedade (nessa etapa é aplicado um questionário sobre a propriedade a ser visitada e também é feita uma coleta de agua e solo para Analise-se laboratorial), inserção dos dados nas matrizes de ponderação(obtendo assim os índices de impacto),analise dos gráficos gerados pelo sistema e por fim indicar quais são as melhores recomendações a serem tomadas, facilitando assim no melhor controle da propriedade.
O mais interessante desse sistema é que depois de toda a aplicação do programa os resultados/informações são repassados os gestores municipais e aos demais órgãos competentes, e esses realizam diversos debates acerca do tema.
Essas medidas ajudaram para minimizar os efeitos da crise vivida no país no último ano, pois a agroindústria foi um dos únicos setores que continuou crescendo mediante a crise enfrentada pelo país. No ano de 2016, mesmo com a crise, gerou melhor resultado registrado desde 1980. Isso só ocorreu, pois muitos desses proprietários rurais procuraram especializações na área.
...