A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Por: 072134 • 24/10/2022 • Relatório de pesquisa • 824 Palavras (4 Páginas) • 1.360 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Texto dissertativo-argumentativo definindo o que é o plano de negócios e o que motiva para que ele deva ser uma das primeiras ferramentas utilizadas pelo empreendedor antes de colocar o empreendimento em prática.
Washington Monteiro de Matos
Matrícula :03323697
Curso :Superior de Tecnologia de Segurança Pública
Disciplina ; Empreendedorismo
Texto dissertativo-argumentativo definindo o que é o plano de negócios e o que motiva para que ele deva ser uma das primeiras ferramentas utilizadas pelo empreendedor antes de colocar o empreendimento em prática.
Um plano de negócios é uma espécie de guia que especifica o planejamento completo de um negócio. Este contém desde análise de mercado até planejamento financeiro, e tem como objetivo planejar o futuro de curto e longo prazo de um negócio, auxiliar a alcançar objetivos e metas, além de ajudar na tomada de decisões da empresa.
É uma ferramenta vital tanto para a abertura de um novo empreendimento como para desenvolvimento e aprimoramento de qualquer empresa de todos os segmentos.
O plano de negócios descreve quais caminhos precisam ser percorridos para que os objetivos e metas de lucratividade e de crescimento sejam alcançados. E com essa ferramenta é possível identificar se uma ideia de negócio é viável ou não, o que diminui riscos e incertezas para o empreendedor. Pois existem quatro etapas importantes para a operacionalização de um negócio antes do início efetivo das atividades corporativas: a identificação de oportunidades, a elaboração do plano de negócios, a captação de recursos e o gerenciamento da empresa.
Todas essas etapas são cruciais para o sucesso de um novo empreendimento, contudo, o plano de negócios tem maior destaque. Isso porque a ferramenta baseia os demais requisitos, auxiliando no planejamento e na análise de viabilidade da empresa, prevenindo riscos e combatendo obstáculos que possam impedir o crescimento da organização. Essas etapas são exigidas durante a estruturação de uma empresa, assim como atesta a viabilidade do empreendimento e possíveis ocorrências sob o ponto de vista estratégico, mercadológico, operacional e financeiro pois um plano de negócios bem estruturado, o empreendedor consegue determinar em qual momento os seus esforços serão recompensados, além do estágio em que será necessário fazer investimentos para não limitar o desenvolvimento sustentável da empresa e é por meio de um plano de negócios que o gestor conquista investidores, adquire empréstimos e financiamentos.
É importante ressaltar que o plano de negócio não elimina os riscos no futuro. Entretanto, ele tem um grande potencial de reduzir a ocorrência de erros e vale ressaltar que os motivos pelos quais um plano de negócios é extremamente funcional, tanto no início das operações corporativas quanto em outras fases de crescimento do empreendimento.
Entendemos, portanto, que o plano de negócios é uma ferramenta indispensável, pois oferece caminhos viáveis para que a empresa concretize objetivos como lucratividade e crescimento no mercado. E durante todo esse processo a análise de mercado é o método de busca de informações sobre o cenário onde você deseja atuar, examinando os fatores que irão impactar no sucesso ou fracasso da sua ideia. Através dessa análise você terá dados sobre o segmento e o contexto nos quais sua empresa vai atuar, o potencial do seu público-alvo, a relação do seu produto com os fornecedores e a situação da concorrência pois você deve levantar toda e qualquer informação sobre o cenário que possa dar embasamento para o planejamento deste novo negócio. Os números do segmento, o tamanho potencial do mercado, a circulação de valores entre players, o impacto na economia, as normas e legislações que regulamentam o setor, todas essas informações serão de grande valia para o seu plano de negócio. Onde você deve conhecer o seu público alvo por exemplo. você faz a pesquisa de campo, busca informações sobre o que as pessoas gostariam de consumir e gosto. O ideal é elaborar questionários e pedir ajuda a amigos e conhecidos para fazer uma base de dados. O empreendedor deve compreender como eles se posicionam no mercado para identificar potenciais oportunidades para o seu negócio. Para a concorrência, você deve avaliar tudo que possa atrair para outras empresas a fatia de mercado que você tem como objetivo. No caso dos fornecedores a análise deve levar em consideração tudo aquilo que pode impactar no seu negócio, especialmente preço, prazo e negociação. E para ter sucesso no seu empreendimento o plano de marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser elaborada e atualizada sempre que necessário. Ela auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Um bom plano de marketing é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Além disso, é peça-chave num plano de negócio, possibilitando aos empresários tomarem decisões seguras, planejadas estrategicamente, para alcançar objetivos e metas definidas. Como; Planejamento, Implementação, Avaliação.
...