A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE PRÁTICAS EM LOGÍSTICA
Por: anaappaixao • 30/5/2022 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 3.852 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE PRÁTICAS EM LOGÍSTICA
Ana Paula Nunes Paixão
03216482
Logística
Chiavenato e Sapiro (2003) pontua que o tempo é fonte crítica de vantagem competitiva nos processos produtivos, na introdução e desenvolvimento de produtos e serviços e no processo de distribuição e logística. Quando se percebe a percepção do tempo, as organizações tem a oportunidade de desenvolver estratégias com o intuito de adquirir a fidelidade de seus clientes. Havendo desta forma uma correspondência entre o propósito do consumo e o tempo empregado.
As vantagens baseadas no tempo têm origem, quais são essas origens e como elas são consideradas? Boa prática!
Para Chiavenato (2003) Planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade da empresa.
As empresas estão adotando uma postura mais competitiva diante dos desafios tecnológicos, sociais e econômicos.
Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), planejamento estratégico é um processo essencial dentro da empresa porque traça as diretrizes para o estabelecimento dos planos de ação que resultam em vantagens competitivas. Ele identifica recursos potenciais, reconhece fraquezas e estabelece um conjunto de medidas integradas a serem implementadas assegurando o sucesso dos resultados planejados.
A importância de fazer um planejamento para a empresa é essencial para o estudo das tendencias e como ela deve se comportar e se posicionar no cenário. As empresas precisam se preparar para uma possível queda nas metas e estabelecer planos, aproveitando todas as oportunidades existentes.
A vantagem competitiva corresponde à capacidade da organização de neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de mercado em que atua. Em termos simples, ela é conhecida como o “diferencial” de uma empresa.
Reconhecer a vantagem competitiva é fundamental para investimentos em marketing, que coloque a empresa em destaque e que os consumidores adquiram os produtos ou serviços.
Toda empresa deve conhecer seu ponto forte e seu ponto fraco e uma ferramenta muito útil é análise SWOT, que traz um conhecimento para a empresa com resultado bem eficiente.
Na própria área da logística existe um novo conceito que chama logística estratégica que pode ser definida como o setor responsável por elaborar e implementar ações voltadas para otimizar os fluxos dos trabalhos, redução de custos, criação de valor, elaboração de soluções diferenciadas e obtenção de vantagem competitiva.
Sendo assim, podemos dizer que a redução de custos, o aumento da lucratividade, a satisfação do cliente e o investimento em boas práticas levam a criação da vantagem competitiva, o que coloca a sua empresa em uma vantagem boa para a concorrência.
Referências:
https://www.euax.com.br/2018/01/vantagem-competitiva-como-identificar/
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico. 7 reimpr – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
https://cargox.com.br/blog/logistica-estrategica-como-revolucionar-o-setor-de-operacoes
...