A Agroecologia
Por: Lorena Lucas • 18/4/2018 • Exam • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 290 Visualizações
[pic 1] Instituto de Ciências Humanas e Sociais Campus Votuporanga-SP | Curso: Técnico Agrícola Disciplina: Agroecologia | NOTA |
Nome do aluno: | RA: | Turma: |
Assinatura do aluno: | Data da Prova: |
Questões
- O que podemos fazer para evitar a falta de água em nossas vidas?
Existem diversas soluções, como preservar as águas através da proteção das matas ciliares dos rios, lagos e açudes, evitar a poluição com lixo, esgotos e agrotóxicos. É necessário utilizar menos água na lavagem da louça, no banho e na limpeza da casa, escolher plantas adequadas para cada região e buscar a captação de chuvas em cisternas de placas.
- O que é Cisterna?
Reservatório para receber e conservar as águas pluviais;
- Quais as vantagens de uma cisternas?
As cisternas de placas mantém a água da chuva por um longo período, principalmente na estiagem. Para que a água permaneça em bom estado de conservação, a cisterna deve ficar bem fechada, sem entrada de luz, se possível subterrânea, diminuindo assim a sua temperatura.
- O que é solo ?
O solo é um organismo vivo e dinâmico e é a base da produção agropecuária. Nele atuam milhões de organismos vivos, que são alimentados pela matéria orgânica.
- Quais os devidos cuidados que devemos tomar para mantermos o solo saudável e produtivo?
Tem uma sucessão de plantas e organismos, permitindo que a vida se diversifique cada vez mais neste ambiente. Não usar produtos químicos ou fogo, porque surgem as pragas. O desmatamento e a queimada para “limpar a terra”, expõem o solo ao sol, ao vento e à chuva, causando erosão e provocando a destruição do solo e de toda a sua vida.
É importante manter o solo sempre coberto com plantas e folhas, também durante o plantio. A cobertura morta funciona como uma esponja, que segura a água e que protege o solo das erosões.
- O que é assoreamento?
É alteração ou degradação dos rios e cursos d'água pelo o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano. Trata-se de um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana.
- Quais as medidas necessárias para evitarmos o assoreamento?
A conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. O cultivo e a preservação de matas ciliares, evitar e controlar erosões no solo, barreiras para que os sedimentos não se acumulem rapidamente...
- – Quais os tipos de solo? descreva –os
Os Latossolos: de coloração vermelha, alaranjada ou amarela, muito profundos (mais de dois metros de profundidade) friáveis, bastante porosos, de textura variável, com argilas de baixa capacidade de troca de cátions e fortemente intemperizados.
Solos Podzólicos: São de região florestais de clima úmido, com perfis bem desenvolvidos, profundidade mediana (1,5 e 2 metros), moderadamente ou bem intemperizados e, ao contrario dos Latossolo, têm comumente diferenciação marcante entre os horizontes.
Podzóis: São solos férteis, graças à acumulação de minérios, húmus e matéria orgânica, e são próprios de climas frios e temperados; onde se desenvolvem com textura arenosa
Solos Brunizens ou Solos de Pradaria: Esses solos são relativamente rasos, geralmente não ultrapassando um metro, não muito intemperizados. São ricos em cálcio e matérias orgânicas, por isso, são extremamente férteis. Estão presentes em regiões subúmidas de clima temperados;
Solos Bruno não – Cálcicos: Esses solos moderadamente rasos, (50 cm a 1 m de profundidade), das regiões de transição entre florestas e campinas, que apresentam horizonte superficial de coloração Bruna (marrom), não muito escuro, e que se tornam endurecido quando secos.
Solos Desérticos: Esses são solos bastante rasos, pouco intemperizados, que ocorrem nas regiões áridas do globo terrestre, do qual ocupam cerca de 35% da superfície. Os solos desérticos apresentam comumente um horizonte superficial, geralmente arenoso, pouco espesso, recoberto por um manto de pedras e cascalhos (pavimento desértico).
Solo Tundra: Estes solos, ocupam as terras que cercam o oceano Ártico e as partes altas mais meridionais da América do Sul, áreas onde as variações estacionais são extremas e onde existe uma vegetação característica à qual é referida também com o mesmo nome. Não apresentam árvores, encontrando-se apenas liquens, musgos, ervas diversas e pequenos arbustos. Os solos são bastante afastados por estas condições de clima extremamente frio. A Tundra não é aproveitada para agricultura
...