A Aprender Antropologia
Por: Luiza Alves • 23/5/2018 • Resenha • 509 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Antropologia (é reconhecida como ciências humanas meados do sec XX)
Objeto da antropologia (o que estuda): estuda do homem todo, em todos os tempos e lugares, em suas diversidades histórica e econômica.
A antropologia estuda os particulares, o cotidiano, os fenômenos sociais não escritos, não formalizados, não institucionalizados (ou seja, a maior parte da nossa existência).
-A antropologia surge no período de colonização, com a observação das “sociedades selvagens”. Existem duas abordagens para antropologia:
- Antropologia como instrumento para agir e “ajudar” as sociedades selvagens (ajudar do ponto de vista do pesquisador).
- Antropologia deve existir independentemente da sua utilidade.
-Podemos falar de antropologia apenas levando em consideração que o pesquisador também participa de uma sociedade que lhe é própria e isso influencia sua relação com o objeto de pesquisa ( uma outra sociedade).
- Princípio de Heisemberg -> não é possível ter uma neutralidade cientifica quando falamos de antropologia: o homem é ao mesmo tempo o objeto de pesquisa e o pesquisador e isso influencia nos resultados.
-Sociedades simples: pouca diferenciação social, possuem valores e crenças que todos compartilham.
-Sociedades complexas: socialmente hierarquizadas e apresentam grande diversidade de crenças, valores e costumes.
-Globalização e aculturação: com a globalização podemos dizer que as sociedades se tornaram mais uniformes, mais iguais, sem uma cultura própria. Há possiblidade de uma sociedade atingir o nível industrial, sem sofrer despersonalização?
Uma sociedade despersonalizada é um problema para o antropólogo, pois ele deve estudar sempre as coisas particulares.
Etnocentrismo/ Eurocentrismo: o pesquisador normalmente era um homem europeu, possuía sua cultura e costumes e considerava a normal, todas as outras sociedades diferentes desta lhe eram estranhas. Essa é uma das maiores problemáticas da antropologia: a ruptura com qualquer forma de etnocentrismo. Conclui-se que estudar o outro pode revelar sobre si mesmo, o que o pesquisador considerava um fazer inato, na verdade descobre que é da sua cultura e não universal a todos.
As vertentes da antropologia:
- Francesa: estruturalismo
- Inglesa: objeto privilegiado é o estudo das instituições (antropologia social)
- Americana: privilegia o estudo dos comportamentos (antropologia cultural)
As áreas da antropologia:
1-Pre- histórica: é o estudo das sociedades tradicionais que hoje não existem mais (índios, tribos de negros na antiga África). Liga-se a arqueologia, pois estuda os objetos dessas sociedades (pintura rupestre, instrumentos de guerra, etc.).
2- Biológica: estuda a evolução do homem como espécie. Analise os fatores culturais, genéticos e ambientais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo. Ex: Analise a diminuição do corpo do macaco até obter corpo de homem
3-Psicológica: estuda a psique humana, baseando-se principalmente nos estudos de Freud (conceitos de id, ego e superego). Através do comportamento do indivíduo, chegamos ao coletivo.
4-Social: estuda os grupamentos sociais e suas instituições. Procura entender as representações e valores que cada classe tem
5-Cultural: Estuda valores individualizados, consiste no estudo dos comportamentos.
Simbiótica:
6-Linguística: estuda línguas, dialetos etc. A linguagem é meio para expressar valores, preocupações e pensamentos.
...