Matemática Aplicada - Estudo Do Ponto
Artigo: Matemática Aplicada - Estudo Do Ponto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe_marti • 29/10/2013 • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 422 Visualizações
2 ESTUDO DO PONTO
Conforme define Netto (1994, p. 154), a palavra geometria significa ‘medida da Terra’. Olhando ao nosso redor, podemos observar várias formas diferentes. A geometria é o ramo da matemática que estuda as figuras geométricas a partir dos conceitos intuitivos de ponto, reta e plano.
2.1 PONTO
A idéia de ponto dada por Netto, afirma que se furarmos um papel com um alfinete, a marca no papel nos dará a idéia de um ponto.
Mas a definição de ponto de acordo com Netto (1994, p. 154): “Um ponto não tem dimensão. Indica-se o ponto com letras maiúsculas do nosso alfabeto (A,B,C...).”
Representa-se o ponto conforme abaixo:
● B
● A ●C
2.2 PLANO CARTESIANO
A geometria analítica teve como principal idealizador o filósofo francês René Descartes, que conforme Santos (1998, p. 481) “Com o auxílio de um sistema de eixos associados a um plano, ele faz corresponder a cada ponto do plano um par ordenado e vice-versa.”
Desta forma, Santos descreve:
Quando os eixos desse sistema são perpendiculares na origem, essa correspondência determina um sistema cartesiano ortogonal (ou plano cartesiano). Assim, há uma reciprocidade entre o estudo da Geometria (ponto, reta, circunferência) e da Álgebra (relações, equações, etc), podendo-se representar graficamente relações algébricas e expressar algebricamente representações gráficas. (SANTOS, 1998, p. 481)
Todo par ordenado (x, y) representa um ponto P do plano cartesiano. Assim os pares (3,3), (-3,3), (-3,-3), (3,-3) representam, respectivamente, os pontos A., B, C e D.
Fonte: Guizzo
Conforme encontra-se no livro de Guizzo (1992, p. 7): “No plano cartesiano, o eixo x recebe o nome de eixo das abscissas e o eixo y, de eixo das ordenadas.”
Considerando o ponto P(x, y), temos que:
• x é a abscissa do ponto P e representa a sua projeção sobre o eixo x;
• y é a ordenada do ponto P e representa a sua projeção sobre o eixo y.
Então o par (x,y) representa as coordenadas do ponto P.
Conforme define Iezzi (1977, p. 3-G): “Os eixos x e y dividem o plano cartesiano em quatro regiões angulares chamadas quadrantes, que recebem os nomes indicados na figura.”
Fonte: Iezzi
1- Exercício proposto: Localize no plano Cartesiano os seguintes pontos: A(2,0), B(0,-3), C(2,5), D(-3,4), E(-7,-3), F(4, -5), G(5/2, 9/2), H(5/2,-9/2)
Fonte: Iezzi
2.3 DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS
A distância entre dois pontos pode ser encontrada através de uma fórmula matemática conforme demonstra Guizzo (1992, p. 8): “Dados os pontos A(xa, , ya ) e B(xb , yb ), a distância d entre os pontos A e B corresponde à medida do segmento AB.”
Prolongando as projeções de A e B, obtemos o triangulo retângulo ABC. Aplicando a esse triângulo o teorema de Pitágoras, temos:
(AB)² = (AC)² + (BC)²
Mas:
(AB) = d
(AC) = xb – xa
(BC) = yb - ya
Então: d² = (xb – xa)² + (yb – ya )²
Como d é uma distância, ela não pode ser negativa. Assim:
d =√(xb – xa)² + (yb – ya )²
2 Exercício Proposto: Calcular a distância entre os pontos A(-2, 3) e B(0, -4).
Temos:
A(-2, 3) xa = -2 e ya = 3
B(0, -4) xb = 0 e yb = -4
Então:
2.4 PONTO MÉDIO DE UM SEGMENTO
O ponto médio de um seguimento conforme demonstra Smole (2003, p. 33):
Dados dois pontos P(Xp, Yp) e Q (Xq, Yq), vamos obter as coordenadas do ponto médio do segmento PQ.
Fonte: Smole (2003)
Seja M(Xm, Ym) o ponto médio de PQ.
Suponhamos que PQ não seja paralelo ao eixo x nem ao eixo y. como M é o ponto médio, então PM = MQ e, pelo teorema de Tales, a abscissa Xm está a igual distância de XP e Xq, ou seja, Xm é a média aritmética de Xp e Xq. O mesmo raciocínio pode ser aplicado a Ym. Assim:
Fonte: Smole (2003)
3 Exercício Proposto: Calcule as coordenadas do ponto médio do segmento AB cujas extremidades são A(-4, 8) e B(7, -1).
Fonte: Smole (2003)
2.5 CONDIÇÃO DE ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS
...