A CADEIA DE SUPRIMENTOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Por: Ruthlara • 18/5/2019 • Trabalho acadêmico • 925 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
RUTH MARIA LARA DENONI
1104142
A CADEIA DE SUPRIMENTOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Rede Mc Donald’s
RIO DE JANEIRO, 2019
SUMÁRIO
Introdução e desenvolvimento_______________________________________pág 2
Desenvolvimento_________________________________________________pág 3
Desenvolvimento e conclusão_______________________________________pág 4
Referências_____________________________________________________pág 5
Na indústria alimentícia, a Cadeia de suprimentos muda significativamente desde a época de 90. Essa mudança ocorre devido ao fato de cada vez mais a sociedade exigir qualidade dos produtos e serviços prestados. Com o mercado globalizado, dinâmico e competitivo, as empresas não focam só em manter, como também em melhorar o desemprenho da sua CS. A importância disso na indústria de alimentos é devido ao fato da diversidade crescente de produtos que entendem os segmentos distintos do mercado.
As redes alimentícias mais admiradas no Brasil hoje em dia são: Mc Donald’s / Burger King / Cacau Show / Bob’s. Nesse trabalho, serão relatados todos os processos da cadeia de suprimentos da empresa Mc Donald’s.
Os fornecedores dessa rede trabalham focados em não romper o fornecimento em momento algum, baseando-se no cardápio do restaurante.
Atualmente, cadeia de suprimentos dessa indústria tem a seguinte estrutura: Obtenção da matéria prima, fornecedor, PSL e restaurante.
A cadeia não se prende aos seus fornecedores por meio de requisitos legais e seus contratos são informais.
A principal base do sistema de abastecimento dos restaurantes se concentra no PSL, que é de suma importância na relação da rede com os fornecedores. Com isso, registra-se o controle de vendas, as variáveis ligadas à sazonalidade, se coleta informações da matriz e processa os dados, transformando tudo isso em pedido aos fornecedores. O PSL é responsável por todo o processo de abastecimento dos pontos de venda. Orienta o pedido, recebe a ordem, efetua o faturamento, abastece o caminhão e o ponto de venda na hora marcada.
O restaurante tem dia e hora para receber seus produtos. Com isso, é possível controlar o nível de estoque, podendo confiar na entrega.
A própria empresa do mc donald’s que estabelece as responsabilidades com os demais agentes da cadeia, além de negociar as variáveis de preço, margens, qualidades e conflitos.
O papel de cada agente participante, resumido, na CS:
-Rede Mc Donald’s: Opera os restaurantes, estabelece promoções e propagandas, seleciona os fornecedores, preços e produtos, desenvolvimento de novos cardápios, planos para o negócio, avalia e padroniza os processos e resoluções de conflitos na CS.
-PSL: Gerencia os setores de compra e estoque, atendimento aos restaurantes, armazenagem, distribuição, modal, transferências, gestão financeira da cadeia, planejamento logístico e fiscal, serviço de campo e coordenação do abastecimento da cadeia.
-Fornecedores: Fornecem os produtos com qualidade assegurada, desenvolvem novos produtos e gerencia a CS a montante.
Em relação ao estoque, o mc donald’s revolucionou o processo de entrega de seus produtos desenvolvendo uma abordagem de grande quantidade. No caso, os hambúrgueres são estocados. Para que a corporação consiga manter o nível de estoque alto, ela utiliza as mais recentes tecnologias. Assim, o produto pode ser entregue rapidamente ao cliente.
Sobre a previsão e demanda, o pedido de suprimentos é realizado com o auxílio de sistemas de informação, que projetam o número de pessoas atendidas, executa contas de porcentagens de vendas de cada produto, reduz esse valor da quantidade mantida em estoque e gera o valor a ser pedido. Porém, esse processo pode ser alterado pelo gerente responsável pela franquia, devido ao fato de haver períodos menor ou maior rendimento de determinado produto naquela região. Cada produto é analisado e tratado de forma específica.
O mc donald’s utiliza o processo de SCM, aplicando a gestão à CS. Com isso, os estoques são reduzidos e seu ciclo se torna cada vez mais rápido, devido à eficiência das informações prestadas. Assim, o efeito chicote é evitado e os impactos gerados pela distorção entre previsão e demanda são diminuídos, tendendo a serem cada vez mais certos.
As principais atividades colaborativas dessa rede são: compartilhamento de informação, planejamento em conjunto, resolução de problemas, medidas de performance e alavancagem.
...