A Cadeia de Suprimentos
Por: VidalFabio • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.181 Palavras (13 Páginas) • 399 Visualizações
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Fabio Vidal
Marketing Logístico
SÃO PAULO
Fabio Vidal
Marketing Logístico
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, como requisito pré-estabelecido para obtenção nota de 4º Semestre.
Orientadora: Prof.ª Camila Bernardo da Silva.
D. Esporte
O esporte é bom para a saúde, para o desenvolvimento humano e para a convivência em sociedade. Na D.Esporte, nós trabalhamos todos os dias para democratizar o esporte. Esportista satisfeito é a nossa missão e, para isso, compartilhamos e praticamos os valores: vitalidade e responsabilidade. A D Esporte desenvolve e comercializa 7 mil artigos esportivos para o iniciante ao mais avançado, em lojas físicas e online. Acreditamos que é possível ter qualidade e preço baixo e por isso trabalhamos duro todos os dias para oferecer o melhor custo-benefício do mercado, através de produtos técnicos e inovadores das nossas marcas exclusivas especializadas. Acreditamos que a inovação não é uma questão de preço e deve estar à serviço da acessibilidade ao esporte, facilitando a prática e atraindo novos praticantes. Sabemos que investimentos massivos em propaganda aumentam os custos e encarecem os produtos. Por isso, preferimos concentrar nossos investimentos em equipes próprias que se dedicam ao desenvolvimento e à inovação de produtos e processos cada vez mais eficientes, pois nosso objetivo é oferecer real valor para o cliente. Nosso volume de negócios é o resultado dessa visão. E é por isso que temos orgulho em sermos líder mundial na distribuição de artigos esportivos. Tenho orgulho de dizer também que desenvolvemos a produção nacional em parceria com os melhores fornecedores locais, para garantir a qualidade dos nossos produtos produzidos no Brasil. Eu, junto com toda a minha equipe, estou aberto às suas sugestões para aprimorar os nossos serviços.
A D. Esporte, é uma rede multinacional varejista de artigos esportivos do grupo Oxylane, foi fundada em 1976 na França. Chegou ao Brasil 25 anos depois, em 2001 e hoje já conta com 15 lojas distribuídas pelo país. Para um grupo que tem 20 marcas exclusivas e conta com quase 740 lojas espalhadas em 20 países, os números já são bons. Mas a D.Esporte vê o Brasil como um dos mercados mais promissores para trabalhar.
SupplyChain:
Com abordagem diferente, Metz (1998) acredita ser a SCM um processo orientado, com abordagem integrada, para compra, produção e entrega de produtos e serviços aos consumidores. Este processo inclui fornecedores de diversas camadas, operações internas, operações comerciais, atacado/ varejo e consumidores finais. Ainda, abrange a gestão de materiais, de informações e fluxos afins. Para Metz (1995) este processo integrado só é possível mediante o uso de tecnologia da informação, considerada fundamental para o desenvolvimento da SCM. A tecnologia, segundo o autor, deve ser aplicada também a manufatura e transportes, para que se seja possível a integração dos participantes e processos da cadeia.
A cadeia de suprimentos do D. esporte é dividida em quatro partes, conforme anexo 1.
Segue abaixo passo a passo:
- 1º Fornecedor que consiste na compra dos produtos a serem comercializados. Empresas fornecedoras e terceiros trabalham com a D.Esporte para aprimorar nosso negócio. São exemplos os serviços logísticos dos pedidos, envio de e-mails, análise da base de dados, criação de ações de marketing e processamento das transações por cartão de crédito. Muitos desses serviços só são possíveis com o compartilhamento de informações de nossos clientes, porém, é importante reforçar que seu uso está autorizado apenas para as finalidades contratadas.
2º Armazém: Os produtos são armazenados no nosso centro de distribuição, localizado em Embu das Artes-SP, cada colaborador tem um "perímetro de responsabilidades" para aprender e sobretudo tomar decisões. Num ambiente repleto de desafios, autonomia e a responsabilidade andam juntas. Os produtos são controlados por um Software automatizado e saem de seus armazéns locais para dentro das lojas diariamente por meio de picking, realizado pelas manhãs.
Este software controla e gerencia a entrada e saída da mercadoria na loja.
3º E-commerce: As solicitações são feitas online, para atender as necessidades do cliente de imediato. O site possui plataforma de busca para maior agilidade na procura do produto. Após a confirmação do pedido você escolhe como e em quanto tempo quer receber.
4º Loja: Os artigos ficam disponíveis para venda, tanto nas lojas físicas quanto no site.
5º Cliente Final: Através da compra direta na loja ou a via site, ele faz girar nossas mercadorias de acordo com sua necessidade.
De acordo com as informações acima identificamos que o processo mais crítico é com relação ao E-comerce, o mesmo está destacado no anexo II.
Analise Swot
ULRICH (2002, p. 212) finaliza a contextualização mencionando: A análise SWOT é uma das técnicas mais utilizadas em investigação social, quer na elaboração de diagnósticos, quer em análise organizacional ou elaboração de planos. No entanto a sua utilização, nem sempre se traduz em contributos efetivos para os processos, sendo que, muitas vezes, ela surge mais como um ritual ou uma tentativa desprovida de conteúdo real, de sermos mais científicos ou técnicos nos processos de planejamento e/ou avaliação. Na realidade, devido a sua aparente simplicidade, esta técnica emergiu como uma das preferidas por técnicos de todas as áreas
...