A Cadeia de Suprimentos
Por: Ludmila Demonier Possatto • 12/2/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 724 Palavras (3 Páginas) • 121 Visualizações
ATIVIDADE 1
Aluno: Ludmila Possatto
1) Qual a definição de logística?
É o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e estoques finais (e os fluxos de informação relacionados) por meio da organização e seus canais de comercialização, de tal forma que as rentabilidades atual e futura sejam maximizadas através da execução de pedidos, visando custo-benefício.
2) Porque devemos fazer a gestão da cadeia de suprimentos?
Uma meta da gestão da cadeia de suprimentos pode ser a de reduzir ou eliminar os tipos de estoque, que existem entre organizações em uma cadeia, mediante partilha de informações sobre os níveis atuais de estoque e de demanda.
3) Defina Vantagem competitiva e dê um exemplo.
A vantagem competitiva é o atributo (ou conjunto de características) que posiciona determinada empresa à frente das concorrentes no mercado. É o motivo que a leva a ser escolhida na hora da compra, em detrimento das demais.
Exemplo: Nubank e a inovação
Esse é um case que mostra que, para inovar, não é preciso fazer grandes transformações. Às vezes, basta apenas conduzir pequenas mudanças, prestando atenção nas necessidades de seu público. E foi justamente isso que a Nubank fez. Aproveitando algumas insatisfações dos clientes de bancos tradicionais, a fintech brasileira atacou essas dores e passou a oferecer os mesmos serviços, mas de forma diferente.
Isenção das principais taxas, burocracia próxima do zero em ambiente totalmente digital e intuitivo foram algumas das medidas adotadas.
O sucesso foi tamanho que a empresa serviu de inspiração para uma série de outras iniciativas digitais parecidas.
4) Defina o que é vantagem de custo.
A vantagem competitiva de custo dá um perfil de custo mais baixo.
Neste caso, uma companhia adota uma estratégia para reduzir o valor de produção, seja por meio de investimentos no processo de inovação para redução de custos operacionais, e permitir que seu produto seja vendido por um preço menor, sem comprometer sua margem de lucros.
5) Qual deve ser o foco da gestão da cadeia de suprimentos?
O foco está na cooperação, na confiança e no reconhecimento de que, bem gerido, o “todo pode ser maior do que a soma de suas partes”. Ou seja, está na gestão de relações, a fim de alcançar um resultado mais lucrativo para todas as partes da cadeia.
6) Um dos objetivos da Gestão da cadeia de suprimentos é tentar equiparar oferta e demanda. Explique isso.
A empresa precisa encontrar equilíbrio entre trabalhar com um grande estoque – algo que gera altos custos – ou nenhum estoque – que pode comprometer a capacidade de atender a demanda do mercado. Isso depende do local de armazenagem e do tempo de permanência do produto, principalmente se você trabalhar com bens perecíveis.
7) O que é uma vantagem competitiva hoje pode não ser mais amanhã. Explique essa afirmação dando um exemplo.
Uma empresa que pode ter a vantagem de inovar na logística de compras online com serviço de entrega imediata, pode deixar de ter isso como vantagem se outras empresas criarem essa mesma logística.
8) Defina o que é vantagem de valor?
Oferece ao produto um diferencial “a mais” sobre ofertas mais competitivas.
Os “clientes não compram produtos, eles compram benefícios” é doutrina em marketing, ou seja, o produto é comprado não por ele em si, mas pela promessa do que vai “transmitir”.
...