A Cadeia de Suprimentos
Por: 060789 • 2/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 567 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
EADPERNAMBUCO
TRABALHO DE LOGÍTICA
CADEIAS DE SUPRIMENTOS
ELAYNE MARIA
COMPETÊNCIA 02
TUTOR LUCIANO RAIMUNDO
DEZEMBRO 2014
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
CADEIA DE SUPRIMENTOS
CADEIA DE SUPRIMENTOS Uma cadeia de suprimentos é um sistema por meio do quais empresas e organizações interligadas entregam produtos e serviços a seus consumidores A cadeia de suprimentos consiste em todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, em suprir a necessidade de um cliente. O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos abrange o planejamento e gestão de todas as atividades envolvidas na busca de fontes e compras, além de todas as atividades de Gestão Logística. Importante também é que inclui a coordenação e colaboração com os parceiros no canal, que podem ser fornecedores, intermediários, fornecedores de terceiros e clientes. Em essência, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos integra a gestão de suprimentos e da demanda dentro e entre empresas.
O SCM tem como objetivo reduzir o atrito dentro da cadeia de suprimentos, esses atritos podem envolver o aumento de tempo, custo e estoques, além da diminuição da satisfação do cliente. Suas funções incluem: planejar, organizar, e aperfeiçoar a cadeia de suprimentos. Esse sistema de informação é considerado inter-organizacional (SII), pois envolve fluxos de informações entre duas ou mais organizações.
Resumindo as principais características do SCM são:
a) integra fornecedores, fabricantes, distribuidores e cliente;
b) coordena as atividades envolvidas na compra, na fabricação e na movimentação de um produto;
c) reduz tempo, esforço redundante e custos de estoque;
d) ajuda no gerenciamento da compra de materiais e na transformação de matéria-prima em produtos semi-acabados e acabados;
e) ajuda na distribuição de produtos acabados aos clientes;
f) inclui logística reversa - itens desenvolvidos fluem na direção contrária do comprador ao vendedor.
Conjunto de organizações (principalmente empresas), cujos processos, atividades, produtos e serviços são articulados entre si, como elos de uma mesma corrente, segundo uma seqüência lógica progressiva ao longo de todo o ciclo produtivo de determinado produto ou serviço. Envolve todas as fases do ciclo produtivo, desde o fornecimento de insumos básicos até a chegada do produto ou serviço ao consumidor, cliente ou usuário final, bem como as respectivas organizações que pertencem e constituem os chamados segmentos produtivos da cadeia.
- Fornecedores Externos de uma empresa de copo de papel: matérias-primas-madereira-madeira; polietileno biodegradável.
Essas fontes possibilitam a madeira “a celulose” e o polietileno a montagem do copo de papel biodegradável, esse primeiro elo é suficiente para dar início de transformar a cadeia em uma conexão infinita.
- Função interna: Processamento de copo de papel; manutenção da qualidade.
É um produto que sua execução se dá estritamente através de pedidos de clientes; processo começa da mistura das matérias-primas para o resultado final “copo de papel”
- Distribuidores externos: Varejistas; clientes
Entrem os varejistas existem, por exemplo, as lojas de departamentos, as mercearias, grandes lojas ou pequenos negociantes, dos quais as comprar é feitas. Embora a cadeia física de distribuição esteja concluída nesse ponto, o modelo ficaria incompleto se não fossem incluídos os consumidores que tomam a decisão final, selecionando seus produtos preferidos e efetuando as compras que concluem e trazem resultados para a cadeia.
...