A Capelania Hospitalar
Por: Nickia Santos • 3/8/2017 • Trabalho acadêmico • 4.727 Palavras (19 Páginas) • 675 Visualizações
FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE - FIBH
CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR
Nickia Najara Rodrigues Santos
Capelania Hospitalar – Hospital Espírita André Luiz
Belo Horizonte
2014
Nickia Najara Rodrigues Santos
Capelania Hospitalar – Hospital Espírita André Luiz
Trabalho apresentado na disciplina Projeto Integrador da Faculdade ISEIB de Belo Horizonte – FIBH sob a orientação da Profa. Silvania Mendonça Almeida Margarida.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 5
2.1 Conceitos e contextos de gestão 5
2.2 Gestão hospitalar 5
2.3 Capelania hospitalar 6
2.4 História da Capelania 7
2.5 O Capelão 8
2.6 Capelania Católica 9
2.7 Capelania Evangélica 10
2.8 Capelania Espírita 11
3 DESENVOLVIMENTO PRÁTICO 13
3.1 Histórico e Missão 13
3.2 Valores éticos 14
3.3 Oportunidades 14
3.4 Capelania 14
3.5 Empreendedorismo 15
3.6 Responsabilidade social 15
3.7 Análise da entrevista 15
4 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva informar o que é a capelania hospitalar, como é a sua atuação e os benefícios para os pacientes, a fim de se criar uma consciência a cerca da importância da mesma nas instituições hospitalares.
Este estudo trata do tema Capelania Hospitalar. Basicamente avalia conceitos históricos, características do trabalho, a opinião de alguns pensadores e como atuam as diferentes religiões na realização de tais trabalhos. Servirá como base para o estudo, livros, artigos, seminários e sites, para assim, discutir o tema e chegar a um parecer sobre os seus benefícios nas vidas dos que por ele são atendidos. Ainda contará com uma entrevista a um profissional da área, que atua no Hospital Espírita André Luiz.
O trabalho da Capelania Hospitalar está voltado especialmente para o resgate da espiritualidade do paciente. E assim, focando no espírito, encontra-se e justifica-se pela Bíblia sua atuação e também o motivo de nosso estudo.
São inúmeras as curas relatadas pela Bíblia Sagrada, todas cercadas por perdão, misericórdia, fé e principalmente amor. Como vemos em Mateus 9;11-12: “E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: não necessitam de médicos os sãos, mas, sim, os doentes”.
Existe uma mística em resgatar a fé nas pessoas, reconforta tanto ao resgatado, quanto ao seu ajudador. Esta é sem dúvida a grande justificativa para o estudo do tema. Conhecer e saber como trazer de volta o sorriso ao rosto de alguém que já não tem mais esperanças, nem pelo que lutar, devido à debilidade que se apossou de seu corpo, além de restaurador, nos remete à nossa principal essência, a de amar.
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A seguir serão apresentados alguns conceitos à cerca da gestão e capelania hospitalar. Serão tratados conceitos, características e particularidades sobre as mesmas.
2.1 Conceitos e contextos de gestão
Existem vários conceitos para gestão, a seguir uma abordagem encontrada em um site de pesquisas:
Gestão é gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos. A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas. A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes. A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas. As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo. Existe também a gestão de projetos ou gerenciamento de projetos, que consiste em um grupo de medidas ou iniciativas temporárias, que vão contribuir para o desenvolvimento de um produto ou serviço. A gestão de projetos aplica técnicas e metodologias para alcançar um conjunto de alvos estabelecidos por uma equipe. É possível identificar cinco fases da gestão de projetos: início, planejamento, execução, monitoramento e controle e conclusão. No âmbito do meio ambiente, a gestão ambiental é uma área relacionada com a sustentabilidade e planejamento ambiental e aborda a vertente econômica, social e ambiental das atividades empresariais. É uma área profissional cuja visibilidade tem aumentado bastante, fruto da crescente conscientização ambiental por parte das empresas.[1]
...