A Competividade Logistica No Brasil
Trabalho Escolar: A Competividade Logistica No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatimonteiro • 19/9/2014 • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 399 Visualizações
A Competitividade Logística do Brasil :
Um estudo com base na infraestrutura existente.
Este estudo procurou nos mostrar de forma clara a situação atual da Logística no país ,onde é possível enxergar possíveis problemas que ocorrem nos diversos modais existentes .
Com esse estudo foi possível identificar que é o momento exato de se investir em melhorias no setor e até antes de fazer estas melhorias ,planejar com cautela o que deverá ser feito .
A produção de alguns itens no Brasil se tornou caro ,muitas vezes essa alta se deve pelos custos de transporte que se tem com este material e sim pelos meios burocráticos ,custos financeiros e todo o processo logístico que o mesmo deverá fazer até chegar ao seu destino final .
É importante sabermos onde está o problema ,para realizar um planejamento eficaz e quais pontos podem ser melhorados.
A logística vai muito além de apenas levar materiais ,é uma ferramenta de aproximação entre os elos da cadeia e procurar criar vantagens .
Para que isso ocorra a quantidade e qualidade dos modais disponíveis nesse processo sejam satisfatórios ,uma vez que o Brasil adotou o modo rodoviário como principal modo de transporte ,deixando de lado outros modais que poderiam ser muito bem explorados e ter mais investimentos na área .
Os transportes de cargas ,possuem cinco modais e todos eles possuem vantagens e desvantagens em sua área .
Transporte Rodoviário :
E que se utiliza de estradas de rodagem através de caminhões e carretas ,apresenta facilidades em relação ao manuseio da carga ,mas sua capacidade de transporte é menor.
Transporte Hidroviário
Apresenta menor custo de implantação e manutenção entre os modais ,é menos poluente em vista dos demais ,seguro e possui maior capacidade de carga .Mas um de seus contras ,é a velocidade com que o mesmo se locomove ,tornando seu deslocamento demorado ,não ser flexível e somente poder transitar por rios e mares navegáveis o que dificulta um pouco mais o processo .
Transporte Aéreo
É o modal que apresenta maior custo ,mas apresenta maior qualidade e agilidade no que se propõe a fazer. É rápido para cargas urgentes e material perecível .
Transporte Dutóviário
Transporte que se utiliza de dutos (cilindros secos) ,possui limitação em relação a produtos que podem ser transportados através desse modal,além de ser ,limitado a existência de dutovias. Seus custos costumam ser fixos .
Transporte Ferroviário
Realizado por trens ,tem como principal característica transportar grandes volumes por grandes distâncias ,seu custo é baixo .Suas limitações a disponibilidade de opções ,são seu contraponto ,uma vez que o mesmo se limita a existência de linha férreas ,o que acaba gerando transbordo.
Na logística os custos incluem transporte ,armazém ,estocagem e administração .A soma destes itens acabam gerando um peso maior no valor do produto,o que com certeza irá impactar no consumidor final.
O transporte representa a maior parcela deste custo ,onde é possível notar a diferença entre o Brasil e demais países
A má condição das estradas ,falta de malha ferroviária e hidroviárias ,tornando seus percursos mais longos foi fator importante que contribuiram para o Brasil ficar tão distantes de grandes países em desenvolvimento.
Segundo um estudo ,o Brasil teve uma das piores colocações ,no que se refere a qualidade de infraestrutura ,ficando em 17º posição ,entre 20 países com os quais concorre no mercado global .
No Brasil , o modal ferroviário corresponde a 25 % dos transportes no país ,enquanto em outros países com as mesmas características chegam a 50% ,onde fica nítida essa nossa deficiência .
No modal hidroviário ,que é o modal
...