A Contabilidade na era digital
Por: rafaelaalcantara • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
Resumo: Contabilidade na Era Digital
Nome: Rafaela Alcântara Silva
O SPED é o Sistema Público de Escrituração Digital que agrupa as áreas fiscal (NF-e e EFD) e contábil (ECD). Este sistema foi criado com intuito de facilitar a fiscalização contábil e a identificação de ilícitos tributários.
São obrigadas a realizar o SPED as sociedades empresárias sujeitas a tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.
A ECD foi desenvolvida e passou a ser exigida a fim de facilitar o trabalho do contabilista no momento da escrituração contábil, bem como reduzir percentual de erros no momento da geração dos relatório como Livro Diário e Livro Razão e gastos com impressão e arquivo dos livros e documentos contábeis.
Para que estes documentos pudessem continuar sendo assinados pelo contabilista responsável existe o e-CPF que caracteriza um certificado digital que tem por objetivo assegurar a identidade de um usuário de mídia eletrônica, onde o mais seguro, segundo o arquivo, é o A3 token que tem validade de 3 anos. Importante ressaltar que o sistema não aceita assinatura com certificado de pessoa jurídica, logo o contabilista e uma pessoa autorizada pela empresa deverão realizar a assinatura após a conferência dos dados.
Para padronização dos lançamentos deve ser elaborado um plano de contas. Após realizar os lançamentos através deste plano é gerada a validação do arquivo digital, que será submetida a assinatura. Somente após a assinatura concedida pelo contabilista responsável (que possua e-CPF) é ocorrida a transmissão para o SPED e o arquivo é liberado para consulta dos usuários.
A periodicidade do relatório é mensal, devendo, estes, estar contidos no mesmo ano, em sequência cronológica.
O livro deve ser autenticado através da PVA. Após este procedimento o arquivo fica em análise e pode ser retificado em caso de erros, devendo seguir algumas formalidades conforme dita o artigo. Caso o período de retificação já tenha se encerrado, o que deve ser feito é lançar dados para redução de tributos pagos a maior.
Apesar de exigir um alto investimento em tecnologia da informação bem como gastos com segurança de dados e informações o SPED trouxe a facilidade de escrituração, redução de custos com impressão e arquivo, dentre outros benefícios. É um sistema que revolucionou a contabilidade.
...