A DETERMINAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO
Por: RodrigoMangabeir • 17/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.394 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
GRADUAÇÃO EaD
TÍTULO DO PROJETO: DETERMINAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO
ROMÉLIA DOS SANTOS MANGABEIRA
RA: 1115876
Curso: Educação Física Bacharelado
Atividades Acadêmico Científico Culturais
Tutor: Ricardo Soares de Santana
POLO DE BOA VISTA - RORAIMA
2015
INTRODUÇÃO
Praticar exercícios físicos regularmente trás benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo: auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações, ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras e sistema cardiorrespiratório e outros. Em busca de tais benefícios, a prática vem se tornando cada vez mais expressiva, junto a isto, os profissionais de Educação Física tem sido cada vez mais solicitados para prescrição dos treinamentos.
Entre as várias maneiras de avaliar e controlar o processo de treinamento encontra-se a aplicação do teste de Cooper de 2.400m, criado em 1968 pelo Dr. Kenneth Cooper, para medir a capacidade aeróbica do indivíduo. O Teste de 2.400m surgiu como uma alternativa ao teste de 12 minutos para aplicação em grande escala. Como Cooper não poderia medir a distância percorrida por mais de 1000 indivíduos em 12 minutos, em uma única manhã, ele usou uma distância pré-definida (2.400m) e calculou qual seria o tempo gasto por indivíduos de diferentes idades com diferentes níveis de VO2max para percorrer os 2.400m e criou uma tabela de classificação para essa distância.
O consumo máximo de Oxigênio (VO2max), é definido como a maior quantidade de oxigênio que um indivíduo é capaz de captar ao respirar ar atmosférico, ao nível do mar, transportar aos tecidos pelo sistema cardiovascular e utilizá-lo durante em um esforço físico por unidade de tempo. É expresso em mililitros ou litros por minuto, ou ainda, mais acertadamente, é ajustada ao peso do indivíduo. Constitui-se numa medida de potência e que, segundo McARDLE (1992, p.84), trata-se de um consumo de oxigênio, que permite enunciar quantitativamente a capacidade individual de transferência de energia aeróbica. Assim sendo, trata-se de um dos fatores mais importantes que determinam nossa capacidade de sustentar um exercício de alta intensidade por mais de quatro ou cinco minutos.
Conhecer o VO2max do indivíduo é importante para o controle do processo de treinamento. Além disso, o VO2max é uma variável fisiológica que exerce grande influência no desempenho em provas de corrida de rua.
O presente trabalho visa determinar, avaliar e classificar o consumo máximo de oxigênio bem como verificar se o valor do consumo máximo de oxigênio está de acordo com ideal do sexo, idade e prática de atividade física desenvolvida, por meio de uma pesquisa de campo. A amostra desse estudo foi composta por 5 (cinco) alunos/voluntários de ambos o sexo, com idade média de 23 a 45 anos, onde, foram submetidos a caminhar e a trotar, todos fisicamente ativos.
METODOLOGIA
O Teste de Cooper de 2.400 metros ocorreu na pista de atletismo da “Vila Olímpica” em Boa Vista – Roraima. A medida do tempo foi feita através do cronometro de relógio. A medida da distância percorrida por cada indivíduo foi feita com marcadores do tipo cone, foram utilizados 6 (seis) no total, cada um a 400m distante do outro.
Antes de cada indivíduo ser submetido ao teste, foi palpado a artéria radial no punho e verificado os batimentos cardíacos, em seguida estes indivíduos realizaram 5 minutos de alongamentos: flexão de braço, pernas e agachamento. Após o alongamento foi realizado 5 minutos de aquecimento através do exercício Poli Chinelo (membros: superior e inferior).
Cronometrou-se o tempo gasto pelo aluno/voluntário ao percorrer à distância de 2.400 metros. Foi dada a liberdade ao aluno executar o percurso caminhando e/ou trotando, de modo que o tempo fosse o menor possível. Após a realização do percurso foi verificado o tempo gasto e os batimentos de cada indivíduo.
Com o resultado do tempo de percurso apurado, aplicou-se a fórmula VO2max da literatura para determinar o consumo máximo de oxigênio, em seguida, foi feito uma comparação entre os valores obtidos com Tabela de “Merins e Gianicchi (1998, p.155), analisou-se os resultados, a fim de obter o nível de capacidade aeróbia de cada indivíduo participante do teste.
RESULTADOS
Para os indivíduos avaliados obtivemos os seguintes resultados:
Tabela 1
Nome do indivíduo: Suzane Lima
Data de Nascimento: 16/03/1980 Idade: 35
Endereço: Rua Mestre Albano Bairro: Buritis
Número: 1604 Cidade: Boa Vista - RR
TESTE DE COOPER DE 2.400 METROS
Distância total percorrida: 2.400m
VO2max (ml.kg-1.min-1): 43,5 ml.kg.min
Classificação: Superior
Tabela 2
Nome do indivíduo: Cintia Silva Oliveira
Data de Nascimento: 29/09/1979 Idade: 36
Endereço: Rua Trevo Quatro Folhas Bairro: Pricumã
Número: 86 Cidade: Boa Vista - RR
TESTE DE COOPER DE 2.400 METROS
Distância total percorrida: 2.400m
VO2max (ml.kg-1.min-1): 33,5 ml.kg.min
Classificação: Boa
Tabela 3
Nome do indivíduo: Ana Paula
...