A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM NIVEL MEDIO
Por: Sirlei Vieira • 17/5/2016 • Artigo • 10.987 Palavras (44 Páginas) • 420 Visualizações
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFPR – CAMPUS CURITIBA
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM NIVEL MEDIO
Vieira, Sirlei[1]
Msc PORRUA D.P.Regiame[2]
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato sobre a atuação docente de uma profissional, da área de administração, com habilitação em logística que atua nos cursos técnicos de nível médio e subsequente das Escolas Públicas Estaduais do Estado do paraná. A disciplina de Redação Acadêmica do curso de Especialização em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, tem como proporcionar um estudo teórico, com a utilização de alguns autores sobre a educação profissional técnica em nível médio, pois esta prática requer um profissional reflexivo onde o seu desenvolvimento visa aprimorar os conhecimentos relacionados a teoria e a prática da docência em sala de aula. Neste artigo também apresenta questões sobre a prática da pedagogia e todos os profissionais envolvidos com o desenvolvimento processo de ensinar.
Palavra Chave Educação profissional, docência, ensinar.
INTRODUÇÃO
O artigo em questão tem como objetivo geral possibilitar o conhecimento e a importância da Especialização em educação profissional técnica em nível médio
Os objetivos específicos serão:
- Relatar a experiência de profissional docente.
- Analisar a importância de uma especialização em educação profissional técnica em nível médio
Desta forma justifica-se que o presente artigo fará parte de uma constatação vivida por um profissional de ensino, o qual terá seu conteúdo situado em teóricos que abordam o assunto, por meio de uma pesquisa bibliográfica, sobre como compreender e aprimorar a função da docência.
No Brasil a partir da década de 1990 as pesquisas mostram que tem sido crescente os interesses dos pesquisadores pela temática da formação de professores. No entanto, considerando a docência da educação profissional, onde os professores são de diversas áreas de formação e trabalham como professores, e muitas vezes não tem a experiência, ou seja, a relação teoria vs prática. E é neste contexto que se deve discutir a formação de professores da educação profissional. (Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 1, p. 98-118, jan./jun. 2011)
- A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A profissionalização docente não é mais entendida por suas qualidades e características no campo profissional. Sendo que seu princípio de formação inicial, e continuada devem possuir elementos estratégicos para a transformação da ação docente e a sua interação no meio escolar.
Se consideramos as mudanças ocorridas no campo educacional, os conhecimentos teóricos dos professores se tornaram obsoletos, passando gradativamente a importância dos domínios teóricos juntamente com a prática, a qual vislumbra a real formação do profissional.
Já na prática, muitos professores enfrentam dificuldades com a burocracia imposta pelas escolas que estão inseridos e muitas vezes não são valorizados, entre outros problemas que enfrentam no exercício de sua profissão, que acabam preocupando–se apenas com a sua eficácia de ser professor esquecendo-se do profissional que está formando.
Já ( Gomes,2013) diz que os fatos levam a acreditar que os professores ainda estão ligados as práticas e métodos tradicionais de ensino inseridos nas organizações, e que muitas vezes reproduzem apenas o que o sistema escolar deseja.
No entanto na década de 60 houve grandes reivindicações no campo dos saberes de forma simultânea entre a escola e a sociedade, a qual tinha como princípios nortear o conhecimento, sendo assim, a formação de professores passou a ser entendida como transmissores do conhecimento. Já na década de 80 uma nova concepção deu lugar a um profissional centrado e reflexivo na aquisição dos saberes e de competências. Tornando assim um profissional racional de conhecimentos atrelados a teoria vs pratica, desenvolvendo competências e habilidades que permitiram a ampliação de soluções inerentes a sua profissão. Tornando assim um profissional capaz de enfrentar qualquer situação e capaz de se adaptar aos improvisos da sociedade moderna.
E importante compreendermos que a profissão do professor cabe especificados e características que lhe propiciem autenticidade e valor profissional. Ser professor e acima de tudo ser um profissional facilitador do processo de ensino-aprendizagem, que garantam as possibilidades de interação, de relação e de troca de ideias e ideais (Gomes, 2013 p. 101)
- PERFIL E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA.
O mundo contemporâneo exige mudanças nos perfis dos trabalhadores, pois requer uma nova educação profissional de acordo com a contemporaneidade
Já para Delors o professor deve colocar os alunos em uma devida situação, apresentando conhecimentos ou informações para resolver o problema. Dessa forma cabe aos profissionais da educação apenas indicar os métodos para que o aluno possa navegar no complexo mundo do trabalho.
Sendo assim, o aluno que buscar a educação profissional deverá encontrar no professor conteúdos teóricos atrelados a pratica profissional. Para tanto o profissional que desejar ser professor deverá mostrar além de seus conhecimentos de sua profissão, deverá ensinar o que lhe foi ensinado nos bancos da escola e na sua vida pratica da profissão. No processo formativo, o papel do professor é promover a interação dos diferentes elementos que podiam influenciar na educação profissional, para que o aluno possa aprender de diversas maneiras. Ou seja, o professor é um norteador do sistema de aprendizagem do aluno.
Para Ginoux a mudança nos perfis dos professores podem ser uma ameaça ou um desafio. Ameaça por ignorar a inteligência e experiência que os professores têm para continuar sendo um formador profissional; e um desafio para que os educadores se apropriem de seus currículos que satisfaçam os requisitos para seu papel.
Já para Rias o processo de aprender é diferente do ato de ensinar: “Não é porque se compreendem os processos de aprendizagem que se é capaz de estabelecer um caminho para o ensinar”. Nos dias atuais exige-se que o professor saiba ensinar com teoria e prática e que ele forme os alunos com uma visão crítica sobre o problema do mundo do trabalho
...