A ÉTICA E ANTICORRUPÇÃO
Por: CarolineMCruz • 4/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.670 Palavras (7 Páginas) • 100 Visualizações
ÉTICA E ANTICORRUPÇÃO
GRI 102-16 | 103-1 | 103-2 | 103-3 | 205-2
A Política de Compliance, o Código de Conduta, a Po- lítica Anticorrupção e a Política de Relacionamento Governamental balizam, entre outras coisas, nosso relacionamento com órgãos governamentais e funcio- nários públicos. Embora não tenhamos vínculo com nenhuma organização política, reconhecemos a legi- timidade e o direito dos funcionários de participarem de partidos políticos ou entidades à sua escolha. Po- rém, estão vetadas quaisquer trocas, doações ou favo- res que configurem vantagem indevida nos termos da legislação anticorrupção vigente, ou que não estejam de acordo com as políticas da Companhia. As áreas de Compliance e Jurídica, que definem regras para a re- alização de pagamentos, estão abertas para esclarecer dúvidas sobre esses assuntos.
Todos os funcionários da Companhia recebem ao longo do ano comunicações sobre compliance e regras anticor- rupção. As comunicações são feitas por e-mail, cartazes, publicações em rede social interna e vídeos divulgados nas unidades. Além disso, todos os funcionários que ocupam cargos estratégicos e/ou de liderança fazem anualmente um treinamento on-line de compliance e declaram ter agido de acordo com as regras anticorrupção.
Por fim, anualmente, funcionários de áreas estratégi- cas, incluindo os membros da diretoria executiva, rece- bem treinamentos presenciais de compliance abordan- do temas éticos em geral, incluindo anticorrupção, e que são adaptados segundo a área de atuação de cada público.
O Código de Conduta e a Política de Responsabili- dade Global de Suprimentos da Cervejaria Ambev, que contêm disposições anticorrupção, estão disponíveis em sua página virtual a todos os parceiros. Alguns par-
ceiros estratégicos também recebem treinamentos es- pecíficos de compliance anticorrupção.
OUVIDORIA
GRI 102-2 | 103-2
O canal de Ouvidoria é operado por uma empresa externa, gerenciado pelo time de compliance e suas atividades são reportadas periodicamente ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal, observada a competência de cada ór- gão. Funcionários, clientes, consumidores e fornecedores podem fazer denúncias confidenciais de qualquer infração relativa ao nosso Código de Conduta por meio do telefone 0800-250011 ou pelo site ouvidoriaambev.com.br.
GESTÃO DE RISCOS
GRI 102-11 | 103-2 | 103-3
A estratégia de gerenciamento de risco, que também envolve a manutenção da disciplina financeira e a limi- tação de exposição para evitar flutuações de mercado, é conduzida pelo Conselho de Administração (CA), pelos comitês de assessoramento ao CA, pelo Conselho Fiscal e pela Diretoria Executiva. Esses órgãos acompanham as movimentações e o desenvolvimento do mercado para assegurar a qualidade e efetividade do nosso processo.
Todos os fornecedores ou prestadores de serviço con-
tratados pela Cervejaria Ambev passam por uma análise de risco. Após essa análise, uma parcela desses parceiros é submetida a uma due diligence de compliance. Esse procedimento inclui consulta a listas de idoneidade, análise de mídia e o preenchimento de um questioná- rio anticorrupção. Nesse questionário, além de precisar consultar o Código de Conduta da Cervejaria Ambev, o parceiro precisa declarar sua concordância expressa com regras anticorrupção. Esse procedimento também pode incluir um treinamento de compliance anticor- rupção, a depender do grau de risco de cada parceiro.
A GESTÃO DE PROCESSOS
GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 301-1
Em nossos processos operacionais, a fabricação de pro- dutos tem como base a utilização de recursos naturais renováveis e não renováveis. Na produção de refrigeran- tes e cervejas, usamos a água como principal insumo, além dos compostos que fazem parte de cada um dos produtos. Alinhados com as metas de redução de im- pactos ambientais, contamos com um processo padro- nizado de gestão: o Voyager Plant Optimization (VPO). Realizamos constantes investimentos para modernizar e aperfeiçoar os controles de processos na produção.
O VPO é importante para a excelência fabril e conta com os seguintes pilares, destacados em regulamentos padronizados em nossas plantas, cada um com uma política específica para o tema: Gente e Gestão, Logís- tica, Manutenção, Meio Ambiente, Qualidade, Segu- rança e Financeiro. A área de Melhoria Contínua VPO no Centro de Engenharia Supply é a responsável pelo tópico. Com base no VPO, estamos desenvolvendo e amadurecendo o Sales Distribution Process Optimiza- tion (SDPO), sistema de gestão focado na melhoria da qualidade dos nossos serviços em vendas, no atendi- mento ao cliente, alinhado com o princípio da cerveja- ria de que o consumidor é o nosso patrão.
AMBEV | RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE | 2018 19
Perfil corporativo
GESTÃO DE LOGÍSTICA
GRI 103-2 | 103-3
Para garantir qualidade e resultados sustentáveis, a gestão do processo logístico é padronizada e orientada pelo manual operacional Distribution Process Opti- misation (DPO) para assegurar que o mesmo processo seja sempre seguido.
Utilizamos a plataforma TecLog, um conjunto de inicia- tivas em tecnologia para otimizar as operações logísticas. A base deste trabalho é o uso, pelos motoristas, de smar- tphones com aplicativos desenvolvidos especialmente para nossa operação de distribuição. Por meio do sistema é possível, por exemplo, projetar as melhores rotas com menos tráfego para atender com mais agilidade os pontos de venda. O TecLog também contribui para ganhos am- bientais, já que, com rotas mais ágeis, é possível diminuir o tempo dos veículos em circulação, resultando em menor emissão de gases poluentes e menos caminhões nas ruas.
Outra iniciativa é a Frota Compartilhada, um projeto iniciado em 2012, que consiste na instituição de parcerias com outras empresas para otimizar as operações logísti- cas de cada uma delas. Os veículos que prestam serviço para a Cervejaria Ambev e que, em condições normais, retornariam às cervejarias vazios depois de abastecerem os centros de distribuição, em vez disso
...