A Educação Popular
Por: Pestana01 • 10/12/2019 • Dissertação • 654 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
Educação Popular
Conceito de educação - Educação é uma maneira, planejada ou não, que eleva o homem para sua plenitude física, intelectual e, sobretudo ética.
“A educação não pode se dar ao luxo de ignorar o chão que pisa”
Educação formal ou convencional
É comummente identificada como educação escolar, e é entendida como o tipo de educação organizada com uma determinada sequencia e proporcionada pelas escolas, com uma estrutura, um plano de estudo e papéis definidos para quem ensina e para quem é ensinado. Conduz normalmente a um determinado nível oficializado por um diploma.
Autoritária – É usada para “domesticar” o individuo, para que aprendam a obedecer e reproduzir um padrão de comportamento que serve á ordem e os interesses da classe dominante.
Populista – Usa o discurso e a metodologia de uma educação libertadora e a pratica da autoritária. Sua intenção é manter as pessoas dominadas criando a ilusão de que são partes e perpetuar nelas a dependência, a inferioridade e a subserviência diante o sistema.
“O conteúdo da escola é o saber”
Educação Popular
É todo esforço de mobilização, organização e capacitação (política, técnica e cultural) que prepara as classes populares para o exercício do poder que necessariamente devem conquistar.
Embora obedeça também a uma estrutura e a uma organização (distintas, porém, das escolares) e possa levar a uma certificação (mesmo que não seja essa a sua finalidade), diverge da educação formal no que respeita á não fixação de tempos e de locais e à flexibilidade na adaptação dos conceitos de aprendizagem a cada grupo concreto.
A Educação Popular é um trabalho conjunto com a comunidade local, é a transformação da vida das pessoas por meio do seu próprio conhecimento. A partir da segunda metade do século XX, o conceito de Educação Popular se desenvolveu na América Latina, nos chamados países de terceiro mundo, como eram conhecidos os países do continente sul-americano.
Por meio de movimentos e projetos, que foram sendo desenvolvidos nas regiões periféricas desses países, a Educação Popular foi transformando a vida das pessoas. A própria comunidade contribui para a transformação de sua realidade.
Através da Educação Popular é possível criar um diálogo constante com a comunidade, formar sujeitos que tenham consciência de seus direitos e de seu papel de cidadão. Um dos educadores que mais contribuíram com a propagação desse conceito foi Paulo Freire, importante pedagogo brasileiro que desenvolveu trabalhos voltados para a educação como ferramenta emancipa Dora do indivíduo.
Libertadora – Realça a participação, nem “para” nem “sobre”, mas com as partes envolvidas desperta o senso critico, a autoestima dos sujeitos e combate o modelo hierárquico de formação que torna natural a existência de superiores e inferiores baseados em consensos, imposições e preconceitos históricos agressivos.
Aparece quando anima e apaixona o oprimido por resgatar o elemento da identidade e dignidade.
“Quem sabe como fazer, mas ainda não fez, não sabe...”.
Pilares da Educação Popular
Método - Olhar dialético - uma palavra com origem no termo em grego dialektiké e significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar.
...