A Estética com Caes
Por: Alessandra Figueira • 20/3/2023 • Projeto de pesquisa • 447 Palavras (2 Páginas) • 36 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
ESTÉTICA E COSMÉTICOS ANIMAIS
Nome: Manoel Alves de Souza
Matrícula 28294343
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
Os pelos brancos dos nossos animais sujam com mais facilidade. E se o espaço entre um banho e outro for muito longo eles ficam com a aparência de encardidos. Passeios em parques ou até mesmo as fugas acabam acelerando isso, porém mesmo que o cachorro não vá à rua, a sujeira se acumula no dia a dia. Podemos observar também em cães brancos manchas marrons nas patas e ao redor dos olhos, cães com pelos mais claros precisam de mais banhos, o recomendado é que sejam com intervalo de 10 dias em média justamente para não ocorrer o amarelamento dos pelos, caso o cão tenha necessidade de banho antes do intervalo de 10 dias, para não ocorrer o ressecamento da pele, pode optar-se pelo uso do banho seco com talco.
Para montar um cronograma de banhos mensais de um pet é necessário pensar primeiro em manter a saúde da pele e dos pelos.
O primeiro passo é cuidar da limpeza ao redor dos olhos e ouvidos, após isso é recomendado o uso de um pré-shampoo dermocosmético que prepara e protege a pele para a aplicação do shampoo de limpeza, o banho deve ser finalizado com condicionador hidratante para facilitar o desembaraço dos fios e dar brilho aos pelos.
No intervalo entre os banhos, o cuidado home care deve ser concentrado na preposição lipídica, hídrica e com ativos prebióticos. O uso de mousse de limpeza sem enxágüe é uma solução para esses dias de intervalo, pois faz o banho a seco, mantendo a saúde do pelo e o cão limpo, além de serem práticos.
O recomendado para cães de pelagem branca é o banho em clínica a cada 10 dias e os cuidados em homecare devem ser: Manter a higienização ao redor dos olhos com soro fisiológico, algodão e gaze, pois a substância presente na lágrima aliada a exposição à luz causa uma reação avermelhada e amarronzada em volta dos olhos, além de surgimento de remelas que devem ser retiradas com cuidados para não assustar o cão. Outro ponto que deve ter a atenção é a higiene auricular que deve ser realizada semanalmente com loções a base de Ácido lático e ácido salicílico ou indicados pelo veterinário caso haja algum problema como a otite canina por exemplo.
A mousse e o talco de banho a seco conservam o efeito do banho realizado em clinicas ou pet shops. Os componentes dos shampoos de limpeza dos cães devem ser naturais como jojoba, Aloe Vera, mel, glicerina e aveia, que oferecem os nutrientes necessários para o pelo e pele do seu pet, sem causar problemas ao animal.
Referências:
https://blog.granado.com.br/shampoo-pets/
www.gazetadigital.com.br/variedades/meu-bicho-e-eu
www.cpt.com.br/como-limpar-os-olhos-dos-caes
https://www.petz.com.br/blog
...