A Estética e Cosmetologia
Por: dilenesantos02 • 21/6/2021 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 92 Visualizações
UNIARAXÁ
Dilene dos Santos Costa Campos
Cosmetologia Desafio
05/2021
A ANVISA devidiu os produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (HPCC) em dois grandes grupos: os de grau 1 e os de grau 2, que foram definidos em função da probabilidade de ocorrência de efeitos não desejados ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destina e cuidados a serem observados quando de sua utilização.
São classificados como produtos de grau 1 aqueles que apresentam menor probabilidade de acarretarem efeitos indesejados para o usuário. Nesse caso, não é obrigatória a comprovação da eficácia e nem grande detalhamento das informações na embalagem. Alguns produtos com baixo potencial de reações adversas podem ser: removedor de esmaltes, xampu, sabonetes, cremes, batom, entre outros.
Os produtos grau 2, prometem algum resultado ou interferem no funcionamento normal do organismo, e também podem ser destinados a grupos específicos, tais como: crianças e idosos, pele sensível ou gestantes. Um exemplo desses produtos é o antitranspirante, pois boqueiam a liberação do suor, outro exemplo são: creme anticelulite, creme antirrugas, clareados de pele, bronzeador, entre outros.
Os principais componetes de uma formulação cosmética são vindas de matérias-primas e principios ativos.
A matéria- prima é qualquer substância envolvida na obtenção de um produto a granel que faça parte deste na sua forma original ou modificada (BRASIL, 2013). Em outras palavras, é uma ou mais substâncias que compõem uma formula. A matéria prima é classificada quantos à natureza química e quantos à função.
O tipo de matéria classificada quantos à natureza química pode ser inorgânica ou orgânica. A matéria inorgânica é compreendida principalmente pelos oligoelementos e ainda subdividida em natural ou sintética. Já as matérias orgânicas podem se subdividir em; natural, sintética e semissinética.
A classificação das matérias quanto à função, na qual basicamente uma fornulação cosmética é composta por: excipientes e ativos. Os excipientes ou substâncias adjuvantes são todas as substâncias adicionadas ao produto com a finalidade de melhorar a sua estabilidade ou sua aceitação como preparação cosmética. Possuem a função de estabilizar e preservar o aspecto e as características físico-químicas da fórmula, a exemplo os conservantes, solventes, edulcorantes, aromatizantes, agentes doadores de viscosidade, veículo, agentes antioxidantes etc.
Os ativos cosméticos (ativos dermatológicos ou princípios ativos) são matérias-primas que exercem uma atividade específica no cosmético, como produto de ação clareadora, antiacne, rejuvenecedora, entre outros.
Um dos objetivos dos cosméticos é restabelecer as funções fisiológicas, melhorar a textura, aparência e prevenir o envelhecimento cutâneo. A exemplo desses cosméticos estão os filtros solares que são moléculas ou complexos moleculares que podem absorver, refletir ou dispersar a radiação UV, e que podem ser incorporadas em formulações adequadas para reduzir os efeitos deletérios das radiações UV sobre a pele. Eles podem ser classificados como inorânicos (físicos) e orgânicos (químicos). Os filtros inorgânicos, também conhecidos por filtros físicos ou fotoprotetores totais formam uma pelíula na pele responsável pela reflexão total da luz solar. Os principais representantes dessa classe de produtos são: dióxido de titânio e óxido de zinco os quais não proporcionam um filme transparente na pele, porém, são os responsáveis pela brancura dos fotoprotetores. Já os filtros solares orgânicos, também conhecidos por filtros químicos ou fotoprotetores parciais, asseguram uma proteção físico-química e absorvem seletivamente a luz solar de determinados comprimentos de onda. Os filtros naturais derivados de óleos vegetais, extratos glicólicos ou fluídos que absorvem a radiação UVA/UVB . Tem absorção considerada baixa. Como a fotoestabilidade do produto ainda não é totalmente conhecida, é necessário ter cautela quanto a sua utilização. O recomendado é utilizá-los como coadjuvantes aos filtros químicos e físicos. Extratos glicólicos dos seguintes ingredientes têm ação de proteção solar: alecrim, amor-perfeito, babosa, camomila, café-verde, algodão, amendoim, coco e gergelim (SOUZA, 2003).
...