TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução De RH

Artigos Científicos: A Evolução De RH. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é baseado em uma revisão bibliográfica que aborda a evolução ao longo do tempo da área de Recursos Humanos e as principais tendências da gestão de pessoas, bem como a importância que esse setor representa nas constantes transformações organizacionais.

A área de recursos humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. O departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia á obediência e a execução dos trabalhos, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. A gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava à técnica e o mecanicismo do profissional.

A década de 30 é o marco para a área de recursos humanos, antes disso a administração de pessoal, como ficou conhecida após 1930(pois até então inexistia um departamento para tais tarefas), tinha como funções básicas o recrutamento e seleção e o único registro que o empregado tinha ao ingressar na empresa era o chamado Livro de Escrita de Pessoal que poderia ser facilmente fraudado ou mesmo atirado ao lixo. Já nos anos 30 se define o inicio sistemático e regulado das práticas por documentos legais da Administração Pessoal.

Assim após 1930 passa a existir uma verdadeira legislação trabalhista, pois nesta época é criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (Hoje Ministério do Trabalho e Emprego), que se somava aos esforços trabalhistas. O departamento de pessoal era geralmente constituído pelos próprios donos da empresa.

Na década seguinte tivemos assinado o decreto-lei nº 5.452 em 1° de Maio de 1943, que resultou na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A consolidação, na realidade, dentre outros, veio subsidiar os outrora chamados departamento de pessoal, que eram agora chefiados, por um chefe de pessoal. Neste período, tais departamentos cuidavam das rotinas trabalhistas, ou seja, a correta aplicação da legislação trabalhista enquanto que o recrutamento, seleção, admissão, treinamento, demissão e folha de pagamento estavam direcionadas as tarefas administrativas. O recrutamento era realizado via jornais e eventualmente anúncios de rádio, a seleção por um período contava de uma prova especifica e muitas vezes datilografia era a maior exigência. O treinamento utilizado era o que conhecemos hoje como ambientalização ou integração. Como pudemos constatar as organizações passaram por profundas transformações e mudanças que marcaram três fases distintas: a Era da industrialização clássica, a Era da industrialização neoclássica e a Era da informação que iniciou-se em 1990 e estamos vivendo até hoje. Tais transformações atingiram todas as áreas de recursos humanos.

Na era da industrialização clássica, as pessoas, as pessoas eram consideradas recursos de produção, assim como todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com