A Evolução Histórica Do Marketing
Artigo: A Evolução Histórica Do Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thay07 • 13/4/2014 • 380 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
Alaíde Thayse de Oliveira Barros
Pesquisa de marketing
O texto “Ética no marketing é uma abordagem restrita. Devemos praticar ética nos negócios” aborda segundo a evolução histórica do marketing bem como de maneira objetiva busca definir o que é o marketing e como ele está inserido no mundo dos negócios enquanto questiona seu uso em relação à ética no mundo dos negocio.
O estudo do marketing é exposto como ciência filosófica e técnica partindo do pré-suposto que o marketing é uma postura mental entendendo a necessidade do consumidor e fazendo a troca de necessidades entre empresa e cliente; e técnica quanto o seu lado prático, ou seja, a busca, a pesquisa, a identificação da demanda e/ou a criação dela. Por este motivo criou-se uma associação do marketing a imagem de que o mesmo é a propaganda propriamente dita e tal confusão perdura ate hoje.
Quando se iniciou a implementação do marketing como estratégia organizacional tudo era visto de maneira mágica tanto que a palavra marketing foi absorvida na forma original no dicionário português e na década de 50 a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo passou a lecionar a confusa matéria de marketing, uma vez que, as principais personalidades da administração ainda possuíam discrepâncias em suas definições, apenas o fato de que o marketing ajudara a criar e/ou expor a demanda para influenciar o consumo, era partilhada.
Com isso gera-se uma questão sobre a existência de ética neste meio, e se existir como aplicá-la? Segundo o texto ética: “... refere-se a padrões de conduta e julgamento moral – ou seja, à questão de saber se as decisões e comportamentos dos administradores estão certos ou errados”. ( WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000, p.120) assim como julgar algo tão subjetivo. Outro aspecto é o fato anteriormente citado é que ainda acreditam que o marketing é sinônimo da propaganda, assim a falta de conduta nas propagandas, de promoções e de vendas causam a impressão de que o marketing não tem ética.
Logo o texto leva ao questionamento do marketing desde sua definição à sua aplicabilidade, e como sua disseminação ocorreu no Brasil bem como as abordagens tão discrepantes a respeito do tema. Finalizando com a ética no mundo dos negócios e sua aplicabilidade no mundo do marketing, enfatizando a subjetividade do tema.
...